Radiofônico “CBN Universidade” completa seis anos no ar levando informação e ações da Universidade Estadual
No ar! Um programa longevo. Mais que um espaço para divulgar os projetos, programas e ações institucionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Uma proposta de “laboratório” que ajuda na formação prática de futuros(as) jornalistas. Com produção de notícias, elaboração de pautas, entrevistas, edição de matérias e apresentação, o programa “CBN Universidade”, veiculado na Rádio CBN Campina Grande 103.5 FM, das 9h às 10h, completa seis anos no ar neste domingo (22). O aniversário do matutino que alcança o programa de número 317 será celebrado na edição deste sábado (21).
Produzido por estagiários do curso de Jornalismo e profissionais da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da UEPB, o programa se transformou em um laboratório jornalístico para os(as) futuros(as) profissionais da área e ajuda os(as) estudantes na preparação para encarar o mercado de trabalho. Durante esse período, 240 discentes já passaram pelo programa, uma média de 20 por semestre. Além da UEPB, o “CNB Universidade” também já contou com a participação de estudantes do Curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que estagiaram na CODECOM. Atualmente 13 estagiários matriculados na UEPB estão atuando na produção do programa.
A direção do programa é do coordenador de Comunicação, o jornalista Hipólito Lucena, enquanto a jornalista Isis Coelho é a responsável pela supervisão e edição do programa. A direção técnica é do também jornalista Apolo Ricarte. A jornalista da CODECOM Luciellen Lima também integra a equipe do projeto, contribuindo com os(as) discentes a enfrentar os microfones e a rotina de um programa jornalístico. O “CBN Universidade”, conforme destacou Hipólito Lucena, tem possibilitado aos(as) estudantes a experiência de conhecer e fazer parte dos bastidores da produção de uma matéria jornalística veiculada em uma das mais conceituadas emissoras de rádio da Paraíba, com a marca da Rede Paraíba de Comunicação.
Os(As) estudantes são sempre acompanhados de perto pela jornalista Isis Coelho, que procura dar todo o suporte e transmitir sua experiência para os(as) estagiários(as). De acordo com Isis, as matérias produzidas e veiculadas durante o programa abordam temas atuais e de grande utilidade para a sociedade paraibana. Além do mais, desde o seu nascedouro, o matutino também funciona como canal de comunicação entre as ações que são desenvolvidas pela UEPB e a população que é assistida em seus diversos níveis de atuação, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. O primeiro programa foi ao ar no dia 22 de setembro de 2018, graças a pioneira parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba e a Rede Paraíba de Comunicação.
Seis anos contanto histórias
Durante esse período, vários colaboradores entre profissionais da Comunicação da UEPB, além de professores da Instituição já contribuíram para a veiculação de um produto de qualidade, pautado nos princípios éticos do jornalismo e do respeito à sociedade. Atualmente, o programa é apresentado por Edson Tavares e pelo jornalista da CODECOM, Erivaldo Laurindo. Vários estudantes tiveram a oportunidade de apresentar o CBN Universidade, a exemplo da jornalista Carol Santos, a primeira apresentadora quando ainda era estudante de Jornalismo da UEPB e que hoje integra os quadros da Rádio CBN Campina Grande; como também a comunicadora formada em Educomunicação, da UFCG, Natasha Leoni.
O “CBN Universidade” também ganhou notoriedade com as colunas fixas, a exemplo do “Direito e Cidadania”, apresentado pelo professor Luciano Nascimento; “Português sem Segredos”, apresentado pelos professores Edson Tavares e Dennis Medeiros; e “Saudiá”, de responsabilidade da jornalista Luciellen Lima; como também a jornalista da CODECOM, Juliana Marques, que está com a coluna, “Desvendando a desinformação”, e “Minuto Ambiental”, parceria entre a professora Weruska Brasileiro e Thyago Nóbrega.
Idealizador do programa, o jornalista Hipólito Lucena comemorou os seis anos do “CBN Universidade” e destacou a relevância da parceria estabelecida entre a Coordenadoria de Comunicação da UEPB e a Rede Paraíba de Comunicação. Hipólito destacou que com o programa, a UEPB e, particularmente a Coordenadoria de Comunicação, cumpre o seu papel de colaborar na formação dos(as) futuros(as) comunicadores(as) unindo a teoria a prática.
“Sem dúvida tem sido uma experiência gratificante e enriquecedora. O ‘CNB Universidade’ já ajudou a descobrir grandes talentos que hoje estão brilhando no mercado de trabalho. Gratidão a toda equipe pelo empenho e esforço em tentar transmitir o melhor. Nesses seis anos, procuramos abrir espaços para os estudantes e garantir uma produção com muita qualidade, na construção dessas informações e também no valor que essas informações têm para divulgar as potencialidades científicas, acadêmicas e culturais de nosso estado”, destacou Hipólito.
Editora do programa, Isis Coelho disse que a experiência tem sido gratificante, visto que contribui de forma efetiva na formação dos(as) discentes. Ela enfatizou o esforço e empenho da equipe em buscar as pautas e sempre procurar produzir um material de qualidade. “Produzir o ‘CBN Universidade’ toda semana e acompanhar o desenvolvimento dos estagiários de Jornalismo que estão na CODECOM é gratificante, pois conseguimos construir um programa informativo, com muita ciência e mostrando o que a UEPB oferece para a sociedade”, comentou Isis.
Os mais de 300 programas produzidos e veiculados no “CNB Universidade” em seis anos de existência mostram a importância dos estádios obrigatórios que transportam os(as) estudantes da sala de aula para um ambiente próximo do que será encarado por eles no concorrido mercado de trabalho. Considerado um laboratório jornalístico para os futuros profissionais da área, o programa chega aos seis anos forte, inovador e com perspectivas de avançar ainda mais na busca por novos talentos no mundo da comunicação, formados na UEPB.
Para a edição do dia 12 de outubro a equipe do “CBN Universidade” está preparando um programa especial, que tratará sobre o aniversário de 160 anos de emancipação política de Campina Grande e os 37 anos de Estadualização da Universidade Estadual da Paraíba. Ao longo desses seis anos de existência, o programa já se transformou em um dos mais antigos da Instituição a permanecer no ar levando informações precisas e de qualidade para a população da Paraíba.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Codecom/UEPB
Você precisa fazer login para comentar.