Rede de Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde é lançada com apoio da Universidade Estadual

6 de novembro de 2019

Com apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi lançada na tarde desta terça-feira (5), no Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA), em Campina Grande, a Rede Paraíba de Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), que conta com a participação do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da UEPB e do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O lançamento ocorreu dentro da programação do workshop da Rede Paraíba NATS, que discute, até quinta-feira (7), as capacidades técnicas e oportunidades de parcerias entre os núcleos envolvidos na iniciativa. Na abertura do evento, os diretores Marcus Vinicius Lia Fook (CERTBIO) e Kátia Galdino (Nutes) destacaram que o workshop é o primeiro passo para o estabelecimento de redes de avaliação de tecnologia em saúde em toda a Paraíba.

“O objetivo é criar uma rede de avaliação de tecnologias em Saúde na Paraíba, visando fortalecer os órgãos de Saúde do Estado, sejam eles públicos ou privados, para aqueles que ainda não utilizam as técnicas da ATS em seus estabelecimentos, buscando a economicidade e a segurança tanto do paciente quanto dos profissionais que atuam na área. Em época de recursos escassos, entendemos bem essa necessidade”, destacou Kátia Galdino, coordenadora administrativa do Nutes e umas das representes do Nordeste na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS).

O reitor da UEPB, professor Rangel Júnior, destacou que o evento fortalece a vocação da cidade na produção de tecnologias voltadas para a Saúde. “É uma grande iniciativa de fortalecimento de uma área que Campina Grande já apresenta resultados significativos com o Nutes e o CERTBIO, para citar dois exemplos. Devemos pensar num parque tecnológico voltado para o setor de Saúde, gerando pesquisas e patentes”, frisou.

A palestra de abertura do workshop foi ministrada por Gustavo Laine Araújo de Oliveira, do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (DGITIS) do Ministério da Saúde. Na apresentação foi abordado o tema “Avaliação de Tecnologias em Saúde e o Potencial do Trabalho em Rede: REBRATS, CONITEC e experiências locais”. O primeiro dia do evento foi encerrado com a palestra “Uma década de ATS no Nordeste: oportunidades e parcerias”, ministrada pela professora Maria Corina Amaral, docente e coordenadora do NATS na Universidade Regional do Cariri (URCA).

Na programação do workshop estão previstas palestras, visitas técnicas, painéis, mesa redonda e participação de representantes da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS), do Ministério da Saúde, dos NATS, universidades e instituições afins.

Texto e fotos: Leonardo Alves