Reino Unido: Trabalho de estudante de Biologia é selecionado para Encontro Internacional de Toxinologia
Um trabalho desenvolvido por discente do curso de bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi selecionado e apresentado esta semana no 11º Encontro Internacional de Toxinologia, da Companhia de Comunicação Biomédica de Oxford, Reino Unido. O trabalho vem sendo desenvolvido em colaboração com o Laboratório de Ecologia de Peixes (LEP-UEPB) e com auxílio dos recursos financeiros do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração Rio Paraíba Integrado (PELD/RIPA/UEPB).
A estudante Mell Shirley Laurindo Torres, sob orientação da professora Karla Luna, do Departamento de Biologia, apresentou o trabalho “Representações sociais de pescadores de marisqueiras sobre o peixe niquim em Barra de Mamanguape-PB”, que teve como objetivo principal analisar as relações dessa comunidade com os envenenamentos causados por este peixe peçonhento. A apresentação foi feita de forma online, uma vez que o evento está sendo conduzido no formato híbrido.
Os resultados da pesquisa mostraram que os entrevistados evocaram, como palavra mais importante relacionada ao peixe, a dor. Segundo a professora Karla, este dado é importante porque indica a gravidade do envenenamento para essa população específica que lida com o agravo diariamente. Além disso, de acordo com a metodologia aplicada, as evocações da comunidade mostraram-se em total acordo com o referencial científico, o que demonstra a grande importância do conhecimento popular alinhado à realidade dessa população.
“Conhecimento esse que não pode ser descartado pela academia. É importante finalizar dizendo que para esse envenenamento não existe tratamento específico disponível no país, o que joga ainda mais luz sobre esse agravo que não pode ser esquecido pelo poder público, principalmente por acometer uma população em vulnerabilidade”, acrescentou a docente.
O PELD-RIPA é coordenado pelos professores Ethan Barbosa e Joseline Molozzi. Mais sobre o evento pode ser visto aqui e a apresentação da aluna Mell Shirley Laurindo, neste link.
Texto: Juliana Rosas