Reitor da UEPB participa de debates sobre atuais desafios das universidades públicas e caminhos para o futuro

Reitor da UEPB participa de debates sobre atuais desafios das universidades públicas e  caminhos para o futuro
24 de outubro de 2019

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), professor Rangel Junior, está participando, até sábado (26), do 65º Fórum Nacional de Reitores da Abruem, que acontece em São Luís, no Maranhão, com o tema “Universidade pública, desenvolvimento e soberania: desafios do presente e caminhos para o futuro”, em uma promoção da Abruem com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A abertura do evento foi realizada na última quarta-feira (23). Na ocasião, professor Rangel destacou que a ciência, a tecnologia e o conhecimento têm que estarem na primeira linha de qualquer projeto de nação. “Nossa realidade não é fácil. Por isso, representamos um conjunto de ideias, projetos, sonhos de quem, de fato, pensa em ver esse país transformado”, disse. No Fórum, os reitores e representantes de universidades de várias regiões do Brasil discutem temas importantes para a educação superior no país.

As abordagens envolvem “Elaboração do Mapa Brasileiro de Atenção à Saúde das Instituições de Ensino Superior e Ações com relação ao Sisu/Penaest”, “Residências da Saúde”, “TeleMedicina e Tabela SUS”, “Estudos do perfil dos estudantes de graduação, evasão e docência universitária: subsídios para a proposição de ações articuladas pela ABRUEM”, “Internacionalização e Mobilidade como instrumentos potencializadores de desenvolvimento regional e internacional”, “Pós-graduação stricto sensu EaD, o que muda com a nova portaria?”, “O papel e o valor da creditação da extensão para o desenvolvimento da universidade brasileira: da retórica à práxis”, entre outros.

Durante a solenidade de abertura, o governador do Maranhão, Flávio Dino, ministrou a palestra “Educação pública, desenvolvimento e soberania”. Ele ressaltou que valoriza o trabalho que a ABRUEM faz, de representação dessas universidades de todo o país. “É muito importante que, nesse momento, haja essa união em torno da defesa da Educação, da defesa dessa política pública que é imprescindível para que haja desenvolvimento, soberania e oportunidade iguais, chance das pessoas realizarem seus sonhos. E isso se viabiliza por meio do fortalecimento dessas instituições”, enfatizou.

Atuando diretamente em 22 estados do Brasil, por meio de suas 46 universidades associadas, a ABRUEM, busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do ensino superior, sempre almejando a harmonia entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. Com toda essa abrangência, a Associação atende milhares de alunos, em todos os níveis do ensino superior nas modalidades presencial, semi-presencial e à distância. Tem na interiorização do ensino universitário uma de suas principais bandeiras, em decorrência da enorme capilaridade dos câmpus universitários, avançados, extensões, polos de educação a distância (EaD) e outras estruturas mantidas pelas afiliadas.

Texto: Tatiana Brandão (Em consulta ao site da UEMA)
Fotos: Ascom UEMA e Ascom FAPEMA (Via Twitter)