Reitora da Universidade Estadual emite mensagem de final de ano para a comunidade acadêmica

23 de dezembro de 2020

Prezados e prezadas professores, professoras, técnicos e técnicas, alunos e alunas da Universidade Estadual da Paraíba!

Estamos chegando ao final de um ano desafiador, que impôs ao mundo grandes transformações. A pandemia da Covid-19 atingiu a todos, direta ou indiretamente, e impactou nossa Instituição. Lamentamos a perda de milhares de cidadãos em todo o planeta, entre eles membros queridos de nossa comunidade universitária.

Diante da realidade apresentada, coube à Universidade desempenhar seu papel social com ainda mais eficiência. Nesse sentido, conseguimos agir em várias linhas de frente no combate ao novo coronavírus, cumprindo uma importante função como agentes produtores de conhecimento e executores de iniciativas voltadas a proteção e segurança em saúde das pessoas.

Com zelo e preocupação com professores, professoras, técnicos, técnicas e estudantes, bem como com a sociedade em geral, a UEPB não mediu esforços para amenizar os efeitos da pandemia. Foi pró-ativa na tomada de decisão para suspender as atividades presenciais, garantindo que a comunidade universitária se mantivesse segura em seu distanciamento social; atuou no combate à Covid criando respiradores de baixo custo, fabricando e distribuindo protetores faciais e álcool em gel; desenvolveu pesquisas diversas sobre o assunto e implantou medidas ousadas para que seus alunos tivessem condições de continuar em aula, de forma on-line.

Reinventando rotinas administrativas e acadêmicas, avançamos. Durante esse período, a UEPB realizou eleições para Reitoria e, hoje, a Instituição tem uma nova gestão, com duas mulheres à frente de sua administração, fato inédito em sua história. E é com o compromisso de fazer a Universidade Estadual da Paraíba sempre forte que trabalhamos incansavelmente. No ano que se aproxima, a UEPB seguirá pioneira, ousada, cada vez mais inclusiva e justa socialmente. É para isso que dedicaremos todos os nossos esforços.

Desejamos que 2021 possa ser um ano melhor para todos. A UEPB se mantém firme em seu propósito de agir para fazer acontecer as transformações e o desenvolvimento que a Paraíba, o Brasil e o mundo precisam. Chegando ao fim de 2020, agradecemos a cada membro de nossa comunidade universitária pela dedicação com o serviço público de qualidade, pela superação, pelo compromisso com a Educação, pelo cuidado com a sociedade, financiadora maior de nossa Instituição, e por manter acesa a chama da esperança em dias melhores.

Que saibamos enfrentar os desafios que se apresentam a cada dia com sabedoria, com capacidade de diálogo e com união de forças para o bem coletivo. A todos professores e professoras, técnicos e técnicas, alunos e alunas da UEPB, votos de saúde, paz, amor e união nesse Natal e no novo ano que vem chegando. Que, juntos, possamos manter a UEPB sempre forte e comprometida com o povo paraibano.

Célia Regina Diniz
Reitora