Reitora participa de missão internacional em busca de ampliar parcerias com universidades do México
Em mais uma missão internacional, realizada com o intuito de estreitar as relações de internacionalização e fortalecer a política de intercâmbio com universidades latino americanas, a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Celia Regina Diniz, integrou a comitiva da Associação Brasileira dos Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), na visita a Instituições de Ensino Superior do México. Além da reitora, também integrou a equipe o coordenador de Relações Internacionais da Instituição, professor Cláudio Lucena.
A missão internacional da Abruem teve início no dia 10 e se estendeu até o dia 21 de outubro, tendo sido considerada um sucesso. Os reitores e reitoras visitaram várias universidades mexicanas, conheceram o funcionamento de programas e projetos, e abriram novas janelas para futuros protocolos de cooperação técnica, ampliação de convênios e novas parcerias para aprofundar a política de mobilidade de estudantes, técnico-administrativos e docentes.
Ao fazer uma avaliação da missão internacional, a reitora da UEPB destacou a importância dos encontros e a possibilidade da Instituição ampliar parcerias que já existem com universidades do México. Celia Regina destacou que a UEPB tem convênio com a Universidade Autônoma do México e com o Politécnico de Monterrey, em tecnologias da saúde, através do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), monitorando remotamente indicadores de saúde, obesidade em crianças mexicanas em um projeto de saúde.
“A missão internacional da Abruem no México teve a finalidade de avançar na internacionalização das universidades estaduais e municipais brasileiras, fortalecendo os convênios já existentes e possibilitando outras novas parcerias, no sentido de fomentar a mobilidade de estudantes, docentes, técnicas e técnicos administrativos e desenvolvimento de projetos institucionais de interesses comuns”, explicou a reitora.
No programa de intercâmbio virtual bilateral BRAMEX, Célia Regina revelou que a UEPB terá ao longo desse ano disciplinas oferecidas a alunos mexicanos, e alunos da Universidade Estadual cursando disciplinas remotas em várias universidades mexicanas.
Integrante da comitiva, o professor Cláudio Lucena, ressaltou que a missão da Abruem é uma das ações anuais de internacionalização mais importantes para a UEPB. Segundo ele, a visita institucional é sempre uma oportunidade de representantes da Instituição visitarem uma série de universidades do país, que é escolhido como destino pela associação, para conversar diretamente com colegas responsáveis pelas áreas de conhecer realidades, projetos, instalações e interesses em comum.
“Esta é uma missão que é feita em uma comitiva de universidades, muitas delas com realidades, focos e características regionais que são muito semelhantes à da UEPB. Isso nos fortalece como segmento nacional de educação pública, nos aproxima como universidades irmãs, e nos apresenta para as instituições internacionais com um amplo potencial de cooperação acadêmica de impacto de alcance”, destacou.
A missão iniciou na cidade de Puebla, visitando a Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP). A comitiva foi recebida pelo Dr. José Ramón Eguibar Cuenca, diretor geral de Desenvolvimento Internacional, seguida pela visita a Universidad de las Américas Puebla (UDLAP) Recebida por Georgina García Romero, diretora de Assuntos Internacionais. Posteriormente foi a vez de chegar até o Instituto Tecnológico Autónomo de México (ITAM), localizado na Cidade do México, capital do país. No local, os 25 participantes foram recebidos pelo vice-reitor da Universidade, Alejandro Hernández Delgado. O Instituto é uma instituição mexicana de ensino superior, privada, secular e sem fins lucrativos. Sua missão é contribuir para a formação integral da pessoa e para o desenvolvimento de uma sociedade mais livre, justa e próspera.
Depois, os membros da comitiva visitaram duas universidades mexicanas: Universidad La Salle e o Instituto Politécnico Nacional (IPN). Além das visitas, também foi realizada reunião via videoconferência com representantes da Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL).
Na manhã do dia 12, os participantes foram recebidos, na embaixada do Brasil no México, pelo embaixador Fernando Coimbra. Posteriormente a comitiva visitou a Universidad La Salle, tendo sido recebida pelo reitor da Instituição, Francisco Flores Gamio. Os 25 membros da comitiva também visitaram as dependências do Instituto Politécnico Nacional (IPN), onde foram recebidos pelo diretor geral, Arturo Reyes.
Na sexta-feira (14), os membros da comitiva da Abruem visitaram duas universidades mexicanas, ambas localizadas na Cidade do México. Inicialmente eles visitaram a Universidad Iberoamericana (UIA). No local, foram recebidos pelo vice-reitor acadêmico da Instituição, Alejandro Anaya Muñoz. Na oportunidade, o vice-reitor realizou uma apresentação da Universidade. A tarde foi reservada para a visita à Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Fundada em 1943 e financiada pela Companhia de Jesus, a Universidad Iberoamericana, mas comumente conhecida como Ibero ou La Ibero, é uma das universidades de maior prestígio no México e na América Latina.
Sobre os desdobramentos de todas essas visitas, o professor Cláudio Lucena disse que a UEPB identificou vários pontos de contato em potencial com as instituições que receberam a comitiva no México, para diversas ações de internacionalização diferentes. Segundo ele, todas estas instituições manifestaram bastante interesse em cooperação. “O período de visitas e de reuniões é muito intenso, e são muitas as instituições com quem entramos em contato ao longo da missão. Nós já identificamos vários pontos de contato em potencial com as instituições que nos receberam no México para diversas ações de internacionalização diferentes, e todas estas instituições manifestaram bastante interesse em cooperar conosco”, disse.
O professor acrescentou que sempre ao final de cada missão, a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) tem elaborado e divulgado um relatório para toda a comunidade da UEPB, mostrando o que foi identificado, e de que forma podem ser aproveitados os contatos e a prospecção que foi feita. “Este ano vamos coordenar a elaboração deste relatório já com outras unidades acadêmicas da UEPB, numa tentativa de deixar o relatório ainda mais acessível, sinalizar já mais objetivamente o que é possível tentar coordenar, inclusive, já com os contatos com as instituições mexicanas, tudo para potencializar ainda mais essas relações que estamos construindo”, revelou.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.