Reitora recebe estudantes de Farmácia e fala sobre aquisição de insumos utilizados em laboratórios e no LAC
A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Celia Regina Diniz, recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), no Gabinete da Reitoria, um grupo de estudantes do curso de Farmácia da Instituição. O motivo do encontro foi a resposta a algumas demandas apresentadas pelos(as) discentes no que diz respeito à disponibilidade de insumos utilizados nas aulas práticas nos laboratórios do curso, como também nos serviços oferecidos pelo Laboratório de Análises Clínicas (LAC).
Durante o encontro, a professora Celia ouviu as questões levantadas pelos(as) estudantes, legitimou a cobrança deles(as) e explicou as dificuldades da Instituição, principalmente no que diz respeito ao cumprimento da nova lei que estabelece as normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais. Segundo a reitora confirmou para os(as) participantes da reunião, nas próximas semanas uma das licitações será concluída, o que possibilitará a chegada dos insumos na Instituição o mais breve possível.
“Primeiro eu quero registrar que esse é um movimento legítimo da comunidade estudantil, particularmente do curso de Farmácia, que é decorrente de questões relativas aos problemas em algumas licitações que estamos enfrentando. Neste ano de 2024 nós tivemos uma mudança no que diz respeito à lei das licitações. Passamos longos anos trabalhando à luz da Lei 8.666, e agora nós temos uma nova Lei, que é a 14.133, que traz outros componentes, como por exemplo documentos que não eram cobrados anteriormente. Nesse caso, alguns insumos estão faltando, e nós estamos cientes, e nesta reunião nós nos comprometemos em acompanhar todos os processos que estão na Pró-reitoria de Gestão Administrativa, colocando os estudantes como interessados para que eles possam conferir o andamento desses processos, para que até o final do ano a gente consiga concluir o procedimento licitatório para que no semestre seguinte não tenhamos nenhum problema para a realização das atividades acadêmicas práticas”, disse a reitora.
Ainda durante o encontro com os(as) estudantes no Gabinete, a professora Celia Regina Diniz anunciou que a Instituição também está trabalhando para a formalização com empresas que oferecem esses materiais necessários para as atividades acadêmicas na forma de comodato, o que otimizaria a chegada dos insumos. Também foi destacado que alguns processos já passaram pela Central de Compras, o que possibilitará em breve a chegada dos itens necessários para o andamento das aulas nos laboratórios da Universidade, como também dos servidos prestados pelo LAC.
“Nós temos processos que já passaram pela Central de Compras e nós estamos para receber vários insumos, fazendo com que as atividades voltem naturalmente no andamento deste semestre. No que for necessário ser feito para que o próximo semestre não seja prejudicado, com certeza nós vamos fechar o ano sem consequências. A Universidade também está trabalhando com uma forma de comodato, que será uma alternativa para o fornecimento de insumos para que não tenhamos descontinuidade das nossas aulas e serviços”, garantiu a reitora Celia Regina.
Ao final da reunião, membros do Centro Acadêmico do curso de Farmácia, além de outros(as) discentes se colocaram à disposição para acompanhar por meio do Sistema de Administração Pública (SUAP) os processos referentes às compras dos insumos para o curso. Também participaram de reunião professoras do Departamento de Farmácia, bem como o pró-reitor de Gestão Administrativa, professor Ricardo Soares.
Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Codecom/UEPB
Você precisa fazer login para comentar.