Reitora recebe professora da Universidade Nacional de Luján e dialoga sobre convênio institucional

19 de junho de 2024

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Celia Regina Diniz, recebeu, nesta terça-feira (18), no Gabinete da Reitoria da Instituição, a visita da docente Teresa De Cianni, da Universidade Nacional de Luján (UNLU-Argentina) para uma reunião com objetivo de estreitar as relações entre as instituições. A visitante é parceira da rede Multilateral SOLIDARIS, da qual é coordenadora de esportes pela Universidad Tres de Febrero (UNTREF-Argentina), que já tem relações com a UEPB por meio da rede SOLIDARIS.

Durante a visita foram iniciadas tratativas para formalizar um acordo de cooperação com a UEPB, bem como ações específicas para o Departamento de Educação Física, sobretudo, voltadas para a educação física inclusiva e esportes adaptados para pessoas com deficiência. De acordo com a reitora Celia Regina, a parceria a ser firmada com a UNLU reafirma o compromisso da UEPB com a cooperação Sul-Sul, que no caso da Argentina é impulsionada pela proximidade geográfica e pela afinidade linguística.

Também participaram da reunião o coordenador de Relações Internacionais, professor Cláudio Lucena; Christiano Soares, coordenador da Rede SOLIDARIS na UEPB; Márcia Jordão, integrante do Projeto; professora Anny Sionnara, do Departamento de Educação Física e coordenadora das ações de Educação Física Inclusiva; além do professor Luciano Albino, chefe de Gabinete da Reitoria.

O professor Cláudio Lucena afirmou que “esse intercâmbio de conhecimento fortalece a internacionalização e já se desenha com ações previstas para o Departamento de Educação Física e para a educação inclusiva, fruto da Rede Internacional SOLIDARIS e dos projetos conjuntos realizados pela professora Teresa De Cianni, pelo professor da UPEB, Eduardo Onofre, e também de Christiano Soares, os quais temos a expectativa de expandir para toda a comunidade acadêmica”, disse.

A docente da Universidade Nacional de Luján realizou visitas técnicas a vários setores da UEPB ao longo da semana, conhecendo as instalações da Instituição em Campina Grande e em João Pessoa, principalmente os setores que trabalham com educação física inclusiva. Ela também participou como palestrante do 5º CINTEDI.

Texto: Givaldo Cavalcanti