Reitora se reúne com professor de Universidade do Canadá e sinaliza preparação de convênio de cooperação
Dentro da política de internacionalização institucional, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (Cori) e o Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO), sinalizou com a possibilidade de firmar um acordo de cooperação com a Faculdade de Odontologia da Universidade de Saskatchewan, sediada no Canadá.
Para isso, a reitora, professora Celia Regina Diniz, se reuniu na manhã desta sexta-feira (27), com o diretor da Universidade de Saskatchewan, professor Walter Luiz Siqueira, com objetivo de tratar formalmente a intenção de estabelecimento de acordo a ser firmado entre o College of Dentistry da University of Saskatchewan e a UEPB.
O encontro, realizado no Gabinete da Reitoria, contou com a presença do coordenador de Relações Internacionais, professor Cláudio Lucena; o pró-reitor adjunto Estudantil, Manuel Antonio Gordón-Núñez; da professora Nájdia Oliveira, pró-reitora adjunta de Pós-graduação e Pesquisa. do chefe de Gabinete, professor Luciano Albino; da representante da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba(Fapesq), Patrícia Costa; além de representantes da Fundação Parque Tecnológico e do PPGO.
O professor Walter Luiz Siqueira explicou que a proposta de formalização de um convênio de mobilidade a ser firmado entre a UEPB e University of Saskatchewan destina-se na possibilidade de uma troca de conhecimento e experiências de estudantes, professores(as) e técnicos(as) administrativos(as) das duas instituições, e com isso, ampliar a colaboração em pesquisa. Além de abrir perspectivas para os(as) discentes das duas universidades realizarem intercâmbio, o convênio prevê a troca de conhecimentos envolvendo a UEPB e University of Saskatchewan, por meio de engajamento em participação de pesquisa e eventos internacionais.
A reitora Celia Regina agradeceu a visita do professor da universidade canadense e apresentou algumas potencialidades da UEPB, que também se assemelha com a University of Saskatchewan. Ela lembrou que a UEPB é uma das poucas do Brasil a ter cotas implantadas para ciganos, negos, quilombolas e 5ª do Brasil a ter cotas para trans.
“Nós estamos muito felizes com a vinda do professor Walter Siqueira. Ele veio particularmente para ministrar palestra no Programa de Pós-graduação em Odontologia, mas também para que a gente possa estreitar as nossas relações institucionais e firmar parcerias para que haja uma maior mobilidade entre estudantes, professores(as) e técnicos(as) da UEPB, e a Universidade de Saskatchewan”, destacou.
Aproveitando a ocasião, o professor Walter Luiz Siqueira fez uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Universidade Saskatchewan, que fica numa região agrícola do Canadá e conta com 28 mil estudantes, boa parte da população originária. Ela ainda mostrou como a instituição canadense tem semelhanças com a UEPB, especialmente na política de cotas e nos projetos voltados para o manejo dos resíduos sólidos. Ao término da reunião, ele considerou o encontro proveitoso e que poderá resultar na celebração de convênio.
Um dos responsáveis pela vinda do professor Walter, o professor Manuel Antonio Gordón-Núñez, destacou a importância da realização de um convênio, que vai contribuir para fortalecer na formação dos(as) estudantes de graduação e da pós-graduação nos cursos de Odontologia da UEPB e da Universidade de Saskatchewan. “A vinda do professor Walter é extremamente importante nesse processo de internacionalização da UEPB. Estamos avançando cada vez mais nessas parcerias que, com certeza será de grande valia para os nossos estudantes, docentes e servidores técnicos administrativos”, observou.
Uma vez realizada, esta será a terceira parceria firmada pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da UEPB. Recentemente, a Instituição via Programa, celebrou parceria com a Universidade Nacional do Panamá, e mais duas instituições panamenhas, que vai possibilitar que estudantes e docentes do curso de Odontologia possam fazer experiência de intercâmbio na instituição paraibana.
O coordenador de Relações Internacionais, professor Cláudio Lucena, lembrou que a UEPB tem atualmente 35 convênios com diversas universidades e instituições de outros países, a maioria deles ativos. Cláudio Lucena destacou que a Universidade do Canadá tem muitas semelhanças com a UEPB principalmente com o trabalho voltado para o desenvolvimento regional e destacou a relevância desse intercâmbio. “As nossas parcerias estão praticamente todas ativas. Essa que estamos prestes a firmar com a University of Saskatchewan tem um diferencial, pois se trata de uma universidade que tem uma dinâmica muito parecida com a UEPB. Ela existe para a Província de Saskatchewan, como a UEPB existe fundamentalmente para atender as necessidades da Paraíba”, destacou Cláudio Lucena.
Professor profere palestra com foco na prevenção e tratamento de doenças orais
No início da manhã desta sexta, como parte das atividades do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UEPB, o professor Walter Luiz Siqueira ministrou a palestra “Proteômica salivar e bioengenharia na prevenção e tratamento de doenças orais: avanços recentes e possibilidades futuras”.
O evento, destinado a estudantes da graduação e do mestrado e doutorado do Programa, foi realizado no Auditório do Departamento de Odontologia, no Centro de Ciências Sociais e Biológicas (CCBS), do Câmpus I, e reuniu além dos discentes, professores(as) do curso. O professor Walter Luiz Siqueira falou um pouco de sua linha de pesquisa, sua experiência com a Universidade de Saskatchewan que se tornou uma referência no tratamento dentário usando técnicas modernas.
Sobre a sua linha de pesquisa, o docente explicou que utiliza a saliva e a bioengenharia na prevenção e tratamento de doenças orais, por meio de diagnóstico e terapêutico, atuando no tratamento e prevenção de doenças crônicas como cárie e periodontal. “Nós temos uma universidade que é top 10 no Canadá. Nessas duas áreas de pesquisa do nosso laboratório nós utilizamos as proteínas salivares para prevenir e para tratar essas duas doenças”, explicou.
Segundo o docente, para realizar o tratamento, os profissionais e estudantes do Laboratório da Faculdade de Odontologia da Universidade de Saskatchewan recorrem ao uso da tecnologia como uma ferramenta imprescindível para o êxito. É utilizado a tecnologia chamada de “estrectometia de massa”, considerado um passo depois do “genoma”, visto que identifica a função de todas as proteínas existentes no corpo humano.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Hipólito Lucena e Severino Lopes
Você precisa fazer login para comentar.