Reitoria realiza reunião com setores da Universidade para avaliação anual das ações administrativas e acadêmicas
A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através das professoras Celia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca, reitora e vice-reitora respectivamente, conduziram uma reunião com os setores administrativo e acadêmico da Instituição, como forma de avaliação anual das ações desenvolvidas na e pela Universidade. Participaram do encontro todas as pró-reitorias e coordenadorias que expuseram seus pontos de atuação e projetaram outras ações para o ano de 2024. A reunião aconteceu nesta terça-feira (12), no prédio da Escola Técnica Redentorista, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.
Durante a reunião, a proposta de diálogo e de escuta ativa foi mantida durante toda a manhã para que professoras, professores, técnicas e técnicos administrativos que integram a equipe administrativa e acadêmica tivessem espaço para falar. Desde o início, a reitora Celia Regina Diniz explicou que o encontro não se tratava de uma “prestação de contas”, mas de um momento em que cada um(a) pudesse fazer uma avaliação sobre as conquistas, dificuldades e planejamento de ações para o próximo ano.
Professora Celia Regina reforçou que ninguém na gestão desenvolve um trabalho de forma isolada, mas sim com uma proposta de colaboração por meio de um grupo de pessoas que têm o mesmo objetivo: desempenhar um trabalho eficaz, colaborativo e voltado para a comunidade universitária. A reitora ainda destacou alguns pontos importantes durante os três anos de sua gestão ao lado da professora Ivonildes e demais integrantes da equipe, reforçando a capacidade de reinvenção que a Universidade tem para seguir crescendo diante as dificuldades enfrentadas.
“Nós conseguimos avançar em vários pontos, principalmente na questão das nossas progressões docentes e de técnicos e técnicas administrativas que nós conseguimos desbloquear algo que vinha desde 2016. Outro ponto é que nós conseguimos pavimentar a questão da infraestrutura na nossa Universidade, ou seja, conseguimos documentações e projetos necessários para que a partir do ano que vem sejam realizadas licitações de grandes obras na nossa Instituição. E a avaliação de cada setor é que a UEPB, no ano de 2023 avançou bastante”, disse a reitora.
Para 2024 Celia Regina também fez uma projeção de crescimento, tendo em vista o trabalho que vem sendo feito por todos os setores da Universidade. Ela projetou a continuação das obras de infraestrutura, assistência e permanência estudantil, como também na realização de concursos públicos para docentes e técnicos, como já foram feitos pela gestão. “Nós acreditamos que temos uma equipe cada vez mais comprometida com o trabalho da gestão, para que tenhamos uma UEPB melhor. Nós vamos nos empenhar para que todas as obras que foram planejadas que sejam construídas e que as demandas necessárias de assistência e permanência estudantil, como também de concurso público, nós possamos realizar”, finalizou a professora.
A vice-reitora, Ivonildes Fonseca, também elencou conquistas importantes da gestão ao longo do ano de 2023. Segundo ela, tanto no aspecto administrativo, acadêmico e no fator de inclusão social, a UEPB teve avanços significativos e passou a ser exemplo para muitas instituições de ensino. “Nós avançamos muito na inclusão de diferentes pessoas na Universidade. Estabelecemos as cotas raciais, enquanto muitas pessoas achavam que as cotas sociais eram suficientes. Nós avançamos nisso. Desenvolvemos campanhas importantíssimas de combate à violência contra a mulher, assédio moral e sexual, além da atenção à saúde mental das pessoas. Sei que temos muitas coisas para fazer, mas já começamos uma caminhada que é longa, mas que temos força para seguir juntos fazendo o melhor para a UEPB”, afirmou a professora Ivonildes.
Setores destacam ações desenvolvidas em 2023
Durante as falas dos(as) responsáveis pela estrutura administrativa e acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba, foram ouvidos pontos relevantes e que contribuíram para que as ações envolvendo ensino, pesquisa, extensão, tecnologia e inovação pudessem ser realizadas. Pró-reitoras(es), coordenadoras(es) e auxiliares valorizaram o trabalho de suas equipes, reconheceram pontos que precisam de maior atenção, mas não deixaram de se comprometer com a excelência do serviço público na Instituição.
A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) elencou ações como a realização de concurso público, destravamento das progressões funcionais e outras questões alcançadas em 2023. Assim também foi com a Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) e suas atividades, como a exposição Armorial 50, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), que ultrapassou a marca de 30 mil visitações, as ações de modernização da Pró-reitoria de Gestão Administrativa (PROAD) e da Pró-reitoria de Gestão Financeira (PROFIN), como também da aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) através da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN).
Também foram apresentadas ações da Pró-reitoria de Graduação (PROGAD), Pró-reitoria Estudantil (PROEST), Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD), Pró-reitoria de Extensão (PROEX), Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) e da Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA). As Coordenadorias também tiveram seu espaço de fala, como a de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), de Inovação Tecnológica (Inovatec), Comunicação (CODECOM), Auditoria e Controle Interno (CACI), Institucional Especial para a Formação Aberta à Maturidade (CIEFAM) e a de Esporte e Lazer (COEL).
Representantes da Comissão Permanente de Concursos (CPCOn), Ouvidoria, Editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Biblioteca Central, Jardim Botânico, Arquivo Central, Observatório de Feminicídio da Paraíba Briggida Rosely de Azevêdo Lourenço, Políticas de Permanência e Comissão de Avaliação também expuseram seus pontos e contribuíram para a reunião. Ações como essas são realizadas de forma programada pela Administração Central da Universidade com o propósito de sempre buscar o melhor para a comunidade universitária e sociedade paraibana.
Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Hipólito Lucena
Você precisa fazer login para comentar.