Reportagem do Projeto de Extensão Coletivo F8 conquista 3º lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo
Pelo segundo ano consecutivo, a qualidade das produções do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi reconhecida no Prêmio Sebrae de Jornalismo, etapa estadual. Os estudantes Diney de Melo, Marcele Saraiva, Mikaelly Franklin e Jonas Olliver conquistaram o 3º lugar na categoria “Especial Jornalismo Universitário”. A premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (9), em João Pessoa.
O trabalho premiado foi a reportagem “A história que molda o legado de Nevinha das Cerâmicas”, publicada em novembro de 2024 no site do projeto de Extensão “Coletivo F8”, coordenado pelo professor Rostand Melo. A professora Ada Guedes também participou da supervisão editorial da produção premiada.
A reportagem apresenta o perfil de Maria das Neves Paiva, empreendedora do município de Itabaiana, interior da Paraíba, que desenvolveu uma técnica artesanal para produzir cerâmicas pretas. As peças de Nevinha, como é mais conhecida, são destaque desde a primeira edição do Salão de Artesanato da Paraíba e atualmente são vendidas para clientes de várias partes do país e até para o exterior. A reportagem premiada está disponível neste link.
“Ganhar esse prêmio é o reconhecimento dos esforços que temos, já como estudantes, de fazer um jornalismo sério e verdadeiro. Que não só noticia coisas ruins ou factuais, mas que conta histórias e narrativas através das reportagens produzidas, tornando conhecidas tantas outras coisas boas que existem em nosso país, especialmente na Paraíba”, avalia Diney de Melo, estudante que representou a equipe na solenidade de premiação.
Esta foi a 12ª edição do prêmio promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Foram inscritos 125 trabalhos na etapa estadual, reunindo profissionais e estudantes universitários. Os trabalhos vencedores em nível estadual seguem para a fase regional, que determinará os finalistas para a etapa nacional. Os vencedores nacionais de cada categoria disputam o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
Prêmios anteriores
Em 2024, a reportagem “Sereias da Penha: A arte de transformar mulheres” conquistou o segundo lugar na categoria de Jornalismo Universitário do Prêmio Sebrae Paraíba. As estudantes Emilly Dantas, Milena Ferreira e Rillery Venâncio são as autoras da produção, publicada na 2ª edição da revista digital “Anti-horário: Soluções no Litoral”, do projeto de extensão “Anti-horário”, coordenado pelo professor Antônio Simões.
Foto: Junot Lacet Filho (Divulgação)
Você precisa fazer login para comentar.