Reunião do Programa de Iniciação à Docência inicia socialização de experiências praticadas em escolas

Reunião do Programa de Iniciação à Docência inicia socialização de experiências praticadas em escolas
9 de junho de 2025

Um grupo formado por estudantes(as), professores(as) e supervisores(as) dos cursos de Pedagogia e de Letras (Inglês e Espanhol), oriundos dos câmpus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) de Campina Grande (I) e Guarabira (III), estiveram reunidos nesta sexta-feira (6), no Câmpus I, em Bodocongó. Eles fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa fomentar a iniciação à docência, oferecendo aos(as) discentes de licenciaturas a oportunidade de vivenciar o cotidiano das escolas públicas.

O encontro faz parte de mais uma etapa da sequência de atividades desenvolvidas com a finalidade de aprimorar o ensino pedagógico em escolas públicas parceiras. Atualmente, a parceria é realizada entre a UEPB e Escola Cidadã Integral Estadual (ECIE) Félix Araújo, a Escola Estadual Cidadã Integral (EECI) Virginius da Gama e Melo – ambas em Campina Grande, e a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Monsenhor Emiliano de Cristo, em Guarabira.

O grupo, que foi selecionado em 2024, deu início às atividades de maneira híbrida em fevereiro deste ano, por meio de encontros de formação remotos e encontros presenciais semanais. Depois de uma formação teórica geral, os(as) participantes e professores(as) das escolas envolvidas listaram quais seriam as demandas mais urgentes, no que se refere aos desafios no ensino de Inglês e Espanhol.

Assim, quatro temas foram elencados como prioritários: letramento racial, letramento literário, metodologias ativas e educação inclusiva. Os temas refletem, segundo os(as) docentes supervisores(as), as principais necessidades dos contextos escolares onde o PIBID atua. Neste primeiro encontro presencial, envolvendo integrantes dos dois câmpus, todos puderam socializar planos de aula e materiais didáticos a serem aplicados nas turmas das escolas públicas envolvidas.

De acordo com a professora Karyne Soares Duarte Silveira, coordenadora do curso de Letras (Inglês) e do projeto de Letras em Inglês e Espanhol do PIBID, as ações não objetivam apenas ensinar as línguas estrangeiras aos(as) estudantes, mas fazer com que ele(a) tenha um posicionamento crítico e reflexivo na sociedade em que vive.

Envolvimento com a comunidade


Conforme o cronograma, os(as) graduandos(as) do PIBID começarão a ministrar aulas nas escolas a partir do mês de agosto. Para isso, eles(as) vêm se preparando teoricamente ao longo dos últimos meses, tanto com os materiais elaborados, como nos encontros das turmas e nas vivências prévias em sala de aula.

“Essas ações estão completamente sintonizadas com os três pilares de qualquer Instituição de Ensino Superior, que é contemplar Ensino, Pesquisa e Extensão”, afirma a professora Karyne. Ela lembra, ainda, que o programa beneficia não apenas os alunos da graduação, que têm a oportunidade de um estágio completo, mas contempla especialmente a comunidade externa à Universidade, os alunos das escolas públicas.

“No meu entendimento, outra coisa muito importante é o trabalho de educação, a capacitação docente e a valorização desse profissional, que precisa ser capacitado já na base, na formação inicial, para que amplie o repertório de saberes, as possibilidades práticas de atuação e a sua rede de contatos”, acrescentou.

Os(As) licenciandos(as) da UEPB são acompanhados por um(a) professor(a) da UEPB, que é o coordenador(a) de área, e um(a) docente da escola, que é o(a) supervisor(a). Na dinâmica, os(as) envolvidos(as) elaboram planos de aula, materiais didáticos e, principalmente, atuam em uma sala de aula real, vivenciando desde cedo o cotidiano do que é ser um professor.

O que é o PIBID?


O PIBID é um programa que integra a política nacional de formação de professores, com foco nos estudantes dos cursos de Licenciatura e na relação das universidades, no caso a UEPB, com as escolas de Educação Básica da Paraíba.

A professora Paula Castro, coordenadora do PIBD na UEPB, explica que o programa é voltado para o fortalecimento das licenciaturas e a valorização dos professores, desde muito cedo. “Nesta edição, o edital teve início em fevereiro de 2025 e terá duração de 2 anos, encerrando-se em fevereiro de 2027”.

Ela explica, ainda, que a escolha das temáticas abordadas também tem destaque nessa preparação. “A formação sobre inclusão, por exemplo, prepara os licenciandos para lidar com a diversidade nas escolas públicas e contribui para a compreensão sobre a especificidade e as demandas de cada sujeito, que precisamos respeitá-lo e buscar alternativas para os processos de educação”.

Com a participação no PIBID, os licenciados são capazes de desenvolver autonomia para a prática docente, além de representar uma significativa diminuição na evasão dos cursos. Segundo os participantes, as temáticas teóricas se alinham ao universo das práticas escolares, promovendo reflexões que favorecem o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues