Revista Brasileira de Fisioterapia: docentes participam como coautores da Diretriz Nacional de Reabilitação Pulmonar

16 de outubro de 2025

Docentes do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passaram a integrar o grupo de autores(as) da Diretriz Nacional de Reabilitação Pulmonar, publicada recentemente na Revista Brasileira de Fisioterapia, um periódico de referência internacional, com fator de impacto 3,2. O documento apresenta recomendações e orientações técnicas para a realização de fisioterapia em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), consolidando-se como um importante avanço para a área da saúde no país.

As professoras Ana Tereza Fernandes e Thayla Amorim, do Departamento de Fisioterapia, participaram da elaboração da Diretriz após serem selecionadas por edital nacional da Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR). O grupo de trabalho conta, ainda, com a colaboração dos professores Magno Formiga, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Karolinne Monteiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Larry Cahalin, da Universidade de Miami. Um aspecto de destaque é a origem acadêmica de alguns pesquisadores da equipe, já que Thayla Amorim, Magno Formiga e Karolinne Monteiro são egressos do curso de Fisioterapia da UEPB, o que reforça a relevância e a qualidade da formação oferecida pela Instituição.

Para a professora Ana Tereza Fernandes, a publicação da Diretriz representa um marco não apenas para a pesquisa e a docência na área, mas também para a consolidação da Fisioterapia nordestina no cenário nacional. “A Diretriz foi um feito para todos nós como pesquisadores e professores, mas com um significado a mais por termos sido o único grupo formado em sua maioria por nordestinos e vindos de instituição pública. A UEPB merece ser reconhecida por ter gerado frutos tão promissores e, agora, tem seu nome vinculado a uma Diretriz Nacional de Reabilitação”, destacou a docente.

A docentes lembra, ainda, que o curso de Fisioterapia da UEPB completará 40 anos de reconhecimento em 2025, e considera a Diretriz como um verdadeiro presente para a Universidade e para a Fisioterapia brasileira, servindo como norteador das práticas de reabilitação pulmonar em todo o país. O documento completo pode ser acessado neste LINK.

Texto: Giuliana Rodrigues