Revista Física no Campus divulga quinta edição com abordagem sobre o incentivo à pesquisa científica

2 de outubro de 2023

Uma publicação que reforça a missão de contribuir para a melhoria do ensino e da pesquisa do campo da Física em nosso país. Com essa finalidade, a Revista Física no Campus, formada por professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), lançou sua 5ª edição e, ao mesmo tempo, faz chamada para submissão de artigos científicos de publicação gratuita.

“Nesta edição, temos o prazer de apresentar trabalhos de pesquisadores de diversas instituições na Paraíba e também do Amazonas. Estamos empenhados em expandir nosso alcance e, para isso, contamos com as colaborações. Acreditamos no poder da Ciência e encorajamos professores, estudantes e pesquisadores a se unirem a nós neste projeto”, afirmou o professor Everton Cavalcante, um dos idealizadores da Revista.

Esta nova edição, publicada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), traz os artigos: “A Sinergia Emergente: Explorando a Relação entre o Ensino de Física no Brasil e o Uso da Inteligência Artificial”, produzido pelo professor Everton Cavalcante; “Nanociência e Nanotecnologia uma análise documental a partir da BNCC”, escrito pela professora Mirleide Dantas Lopes da UEPB; “Estudo e Divulgação da Mecânica Quântica Relativística da Equação de Klein-Gordon a Nível de Graduação”, produzido pelos professores Victor Grana de Lima e Lúcio Fábio, da Universidade Federal do Amazonas.

A Revista Física no Campus também traz nesta 5ª edição os artigos: “Inclusão de alunos com deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem: gamificação e os impactos do lúdico”, dos professores da UEPB, Marcos Basilio, Ítalo de Andrade Gomes e Valdeci Mestre da S. Júnior e a professora Gabriela Coutinho Luna; além do artigo “Estudo e Análise do Espalhamento e Tunelamento Quânticos em Potenciais Elementares Unidimensionais0,” produzido pela professora Pâmela Safne de Souza Silva e Lúcio Fábio, da Universidade Federal do Amazonas-(UFAM).

A obra é uma publicação quadrimestral que existe desde 2021 criada por professores da UEPB, com o objetivo de fornecer um espaço para a publicação de artigos em Física, resenhas de livros, traduções, entrevistas e dossiês temáticos em áreas correlatas com aplicações na Física. A revista aceita artigos de todas as disciplinas da Física, bem como contribuições de Matemática, Estatística e Engenharias aplicadas à Física. Confira a mais nova edição da Revista Física no Campus clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes