Segunda gestão: Celia Regina e Ivonildes Fonseca realizam primeira reunião geral administrativa

Segunda gestão: Celia Regina e Ivonildes Fonseca realizam primeira reunião geral administrativa
14 de fevereiro de 2025

Na primeira reunião geral administrativa da segunda gestão das professoras Celia Regina e Ivonildes Fonseca, reitora e vice-reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), respectivamente, os representantes de todos os setores da Instituição se reuniram para apresentar ações e traças metas para os próximos quatro anos. O encontro administrativo foi realizado na manhã desta sexta-feira (14), no prédio da Escola Técnica Redentorista, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

As professoras Celia Regina e Ivonildes Fonseca, apresentaram as metas e ações acadêmicas para o biênio 2024/2028. A reunião, que contou com a presença de todas as pró-reitorias, coordenadorias e representantes das comissões da UEPB, foi aberta pelo chefe de Gabinete da Reitoria, professor Luciano Albino, que explicou a dinâmica do encontro, antes de facultar a palavra à reitora e a vice-reitora.

Celia Regina deu as boas-vindas aos(as) pró-reitores(as), especialmente as novas pessoas que passaram a integrar a gestão no início de 2025. “Esta é uma reunião de boas-vindas, de um novo semestre, de uma nova gestão. Temos pessoas novas que assumiram cargos de gestão administrativa, então, inicialmente é dar boas-vindas a essas pessoas e definir algumas questões relacionadas às metas. O que a gente espera de cada pró-reitoria é sempre pensar em estar em sintonia na nossa comunidade universitária”, destacou a reitora.

Celia ainda enfatizou que todas as pessoas da gestão são importantes e exercem um papel crucial para o bom funcionamento da UEPB. Ela destacou que a missão da equipe de gestão é trabalhar bem sempre, com a preocupação de dar respostas efetivas às demandas da comunidade. Como pedido, a reitora pontuou para toda a equipe da gestão tratar bem a comunidade universitária de forma atenciosa e sempre procurando atender de forma solícita os pedidos que surgirem. Ela também considerou importante o fortalecimento da comunicação no âmbito da Instituição.

A professora Celia Regina ainda reforçou que ninguém na gestão desenvolve um trabalho de forma isolada, mas sim, com uma proposta de colaboração por meio de um grupo de pessoas que têm o mesmo objetivo: desempenhar um trabalho eficaz, colaborativo e voltado para a comunidade universitária. A reitora aproveitou a presença da equipe administrativa para compartilhar algumas das dificuldades enfrentadas no ano passado, mas superada com muita luta, insistência e determinação.

Ela também compartilhou outras lutas e resistências da UEPB, que se tornou a única instituição de ensino superior da Paraíba a manter a bonificação regional de 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes paraibanos a partir de 2025.

A professora Ivonildes destacou, em sua fala, a continuidade de um modelo de gestão democrática, antiautoritária e que busca quebrar paradigmas. A característica da atual gestão, conforme frisou a vice-reitora, é sempre procurar fazer uma autorreflexão como forma de melhorar o trabalho. Ela também enfatizou a luta da UEPB no enfrentamento de várias causas, a exemplo do fortalecimento das políticas afirmativas.

Ivonildes Fonseca reforçou ainda que a UEPB vai continuar trabalhando para promover o fortalecimento do protagonismo social, bem como do aperfeiçoamento da política de cotas, algumas delas sendo pioneiras. Sobre a importância da reunião realizada no início de semestre letivo e da nova gestão, a vice-reitora destacou que encontros como estes servem para estreitar vínculos e também reafirmar o modelo de gestão que procura ser descentralizado, além de um modelo que respeita as liberdades das pessoas, dos setores, fazendo com que o trabalho da UEPB flua bem.

“O trabalho da UEPB visa garantir o fortalecimento do protagonismo social de estudantes, de também servidoras e servidores. Fazer com que essas pessoas também se sintam responsáveis pela sociedade. E essa responsabilidade a gente começa a desenvolver aqui dentro da Instituição”, afirmou.

O professor Luciano Albino também considerou importante a reunião, que segundo ele, é uma prática da gestão central em construir alinhamentos, sincronismos e estabelecer relações entre os mais diversos setores, além de construir uma ideia de trabalho em equipe. “Esses trabalhos nós costumamos fazer sempre, como aconteceu na outra gestão. Mas, a cada semestre esse tipo de encontro é feito para que a gente consiga ter um nível de planejamento diferenciado”, disse.

Durante a reunião, alguns(as) pró-reitores(as) e representantes de outros setores administrativos também puderam expor algumas metas e propostas para colocar em práticas ao longo da gestão. O momento também foi propício para fazer uma espécie de apresentação e destacar algumas das metas de trabalho. Outra reunião semelhante à realizada nesta sexta-feira deve ocorrer no final de 2025, desta vez para avaliar os frutos colhidos ao longo do ano.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos