Semana Nacional: Museu de Arte Popular da Paraíba tem noite dedicada a Jackson do Pandeiro

17 de maio de 2024

Neste sábado (18), a partir das 18h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, terá uma noite dedicada a Jackson do Pandeiro. A iniciativa integra as atividades relacionadas à Semana Nacional de Museus. Previstos na programação estão o lançamento do livro “Jackson do Pandeiro – O Ritmo na Palma da Mão”, de Deribaldo Santos, e a exibição do documentário “Jackson: Na Batida do Pandeiro”, dirigido por Marcus Vilar e codirigido por Cacá Teixeira. O evento começa com apresentações artísticas da Cia. Raízes e do Grupo Ariús, e conta com entrada franca.

“Jackson do Pandeiro – O Ritmo na Palma da Mão” provém da Editora Giostri e dispõe de169 páginas. Conforme Deribaldo Santos, que é docente da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/UECE), o livro foi pensado para os apreciadores da música em geral, bem como interessados em literatura e estudantes das mais variadas áreas, a exemplo de História e Sociologia, assim como professores e jornalistas. A ideia é que, por seu conteúdo a respeito do Rei do Ritmo, a obra seja aproveitada nos mais diversos espaços de leitura.

Elaborado em forma de ensaio, o livro segue os passos do ritmista desde seu nascimento, em Alagoa Grande, até os últimos dias, em Brasília (DF). Com o propósito de demonstrar a importância do artista para o que veio a se tornar a Música Popular Brasileira (MPB), como pontua o autor, a publicação enfatiza o período de maior visibilidade de Jackson. Assim, destaca-se o recorte de tempo entre meados dos anos de 1950 até a metade da década seguinte, quando o músico experimentou seu apogeu nos canais midiáticos.

O livro ressalta, além disso, a formação musical de Jackson, iniciada na Feira Central de Campina, o contato com o universo orquestral proveniente da Rádio Tabajara, em João Pessoa, e a estrondosa fama conquistada na revista carnavalesca “A Pisada É Essa”, da Rádio Jornal do Commercio, situada no Recife (PE).

Já o documentário “Jackson: Na Batida do Pandeiro”, foi lançado em 2019, realçando o centenário de nascimento do Rei do Ritmo. Vários depoimentos de artistas e pesquisadores da MPB, como Gilberto Gil, Biliu de Campina e Zuza Homem de Mello, perfazem a obra, que também exibe imagens de arquivo de Jackson, com suas participações no cinema e no rádio. Os altos e baixos das relações amorosas, dramas, polêmicas, sucesso e ostracismo: tudo é palmilhado pelo olhar de Marcus e Cacá, inclusive a morte da estrela, em 1982.

Nascido em Campina Grande, Marcus Villar teve a infância visitada pela música jacksoniana. Ele contou, quando do lançamento do documentário, que ouvia o artista no rádio e gostaria que, através desse trabalho, especialmente os mais jovens fossem tocados pela arte de Jackson, que pudessem conhecer a trajetória e o talento dele.

Texto: Oziella Inocêncio