Semestre 2025.1: formandos do CCHA concluem cursos de Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Letras

Semestre 2025.1: formandos do CCHA concluem cursos de Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Letras
21 de agosto de 2025

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (20) a solenidade de Colação de Grau do semestre 2025.1 dos(as) formandos(as) do Centro de Ciências Humanas e Agrária (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Catolé do Rocha. Ao todo, concluíram os cursos 27 estudantes, sendo 11 do Bacharelado em Agronomia e 16 em Licenciatura em Letras. O Auditório do CCHA ficou lotado com a presença de familiares e amigos dos(as) concluintes.

Após a composição da mesa solene, apresentação da paraninfa das turmas e a execução do hino nacional, chegou o momento dos(as) protagonistas da manhã realizarem o juramento de formatura. Este foi conduzido pela estudante Dayse Ferreira da Silva, do curso de Letras. Logo depois, a oradora das turmas, a formanda Jéssica Cardayne Dantas Fernandes fez seu discurso e emocionou todos(as) os presentes.

Ela agradeceu o apoio dos familiares e professores por possibilitarem a conquista desse sonho. “Quero agradecer a nossas famílias que foram sustento e abrigo, mesmo quando não entendiam exatamente o que faziam. Que vibravam com cada conquista como se fossem deles. Que seguravam as nossas mãos com muito amor. Agradecer também aos professores que foram luz e farol que não nos entregaram apenas conteúdo, mas sim exemplo”, disse.

Logo depois foi a vez da paraninfa das turmas concluintes do CCHA, professora Maria do Socorro de Caldas Pinto, fazer o seu discurso. Bastante emocionada por ter sido escolhida pelos(as) formandos(as), a docente transmitiu uma mensagem de esperança para que todos(as) conquistem seus objetivos. Ela ainda aproveitou o momento para encorajá-los(as) a prosseguir os estudos, lembrando Fernando Pessoa, dizendo que “navegar é preciso”.

“Vão à luta com muita esperança visando alcançar o objetivo que vocês determinaram para as suas vidas, por mais difícil que seja a caminhada, abramos a janela e reflitamos. Encontre sua motivação, o seu propósito de vida. Todos nós temos uma missão a cumprir. Desenvolva a sua causa/consequência, tenha atitude e com certeza os resultados virão. Parabéns às turmas de Agronomia e Letras. Que vocês sejam sempre lembrados como profissionais que entendem que alimentar o corpo e a mente são missões igualmente sagradas”, destacou a professora.

Já a pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg da Rocha, destacou o momento história que os(as) formandos(as) estavam passando. Após anos de dedicação, cumprindo prazos e desenvolvendo diversas atividades, chegou a hora de comemorar. Vagda ainda fez uma reflexão sobre a importância que a UEPB tem na vida dos paraibanos, por oferecer condições de uma formação pública, gratuita e de qualidade. A pró-reitora desejou sucesso a todos(as) e manteve as portas da Instituição aberta para um futuro retorno dos(as) formandos(as).

“Que o conhecimento adquirido na UEPB lhes confira não apenas a capacidade técnica própria de área escolhida, mas que possa também auxiliar na compreensão e ação desse contexto social que estamos vivendo. Força, garra e persistência são as marcas de vocês que estão colando grau nesse semestre. Vocês resistiram às adversidades e apostaram na UEPB, uma Instituição que zela pelo ensino, pesquisa, extensão e inovação que seguirá de portas abertas para receber a todos no futuro”, disse Vagda Gugtemberg.

O momento mais aguardado por todos chegou com a conferência do grau acadêmico pelos(as) concluintes. Os(As) estudantes do curso de Agronomia foram representados nesse instante pelo formando Mateus Sousa Monteiro, que recebeu o grau das mãos do coordenador do curso, o professor Evandro Franklin de Mesquisa.

Em seguida foram os(as) formandos(as) de Letras que colaram grau. A estudante Marília Soares Carreiro Maia recebeu o grau acadêmico do coordenador do curso, professor Fábio Pereira Figueiredo, representando assim os(as) seus(suas) colegas.

Ao final da solenidade a reitora da Universidade Estadual da Paraíba, professora Celia Regina Diniz, também fez questão de parabenizar os(as) agora formados(as) agrônomos(as) e professores(as) oriundos do CCHA. Ela fez questão de mencionar o papel importante da família ao longo da jornada de formação, e ainda destacou a grande contribuição que os(as) professores(as) tiveram para que cada um(a) pudesse estar presente nessa Colação de Grau do semestre 2025/1.

“Queridos e queridas graduados e graduadas, levem com vocês da UEPB o saber técnico, mas também o crítico e o compromisso com a outra pessoa. Sejam profissionais que não apenas dominam suas áreas de conhecimento, mas também tenham coragem de enfrentar desafios, cuidar da vida, respeitar as diferenças e lutar por um mundo mais justo, mais inclusivo, mais solidário e sustentável”, desejou a reitora Celia Regina.

Também estiveram presentes no ato a diretora do CCHA, professora Keila Lairiny Câmpara Xavier; o pró-reitor de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, professor Edivan da Silva Nunes Júnior; a diretoria da Escola Agrotécnica do Cajueiro, professora Lays Klécia Silva Lins; o chefe do Departamento de Letras e Humanidades, professor Rômulo César de Araújo Lima; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Danielly da Silva Lucena; o chefe adjunto do Departamento de Agrárias e Exatas, professor Felipe Queiroga Cartaxo; e o gerente da 8ª Regional da Educação, Fabrício Aguiar. A solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2025.1 do Centro de Ciências Humanas e Agrárias, do Câmpus IV, em Catolé do Rocha foi encerrada em clima festivo com uma grande salva de palmas em celebração à conquista dos(as) novos(as) profissionais formados(as) pela UEPB.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos