Semestre letivo 2025.1: Câmpus VIII forma profissionais em Odontologia, Engenharia Civil e Licenciatura em Física

Semestre letivo 2025.1: Câmpus VIII forma profissionais em Odontologia, Engenharia Civil e Licenciatura em Física
22 de agosto de 2025

Histórias que se entrelaçam no tempo. Momentos que ficaram para trás. Desafios vencidos. Dificuldades superadas. Sonhos realizados. E um novo horizonte que se vislumbra com muitas possibilidades. Um marco na passagem de graduados(as) para formados(as). O tempo da colheita e de semeaduras. A metamorfose que o ensino proporciona. Que a vida ensina. E a Universidade ajuda a se concretizar.

Prestes a completar 15 anos de fundação, o Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VIII, localizado em Araruna, entregou à sociedade mais 18 profissionais formados entre engenheiros civis, odontólogos e físicos. A solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2025.1 foi realizada na noite desta quinta-feira (21), no Auditório do CCTS.

Esta foi a 7ª Colação de Grau da UEPB neste semestre, quando mais de 1.200 profissionais dos oito câmpus da Instituição e de diversas áreas do conhecimento estão sendo entregues à sociedade. Dos 18 graduandos(as), seis fizeram o curso de bacharelado Engenharia Civil, nove do bacharelado de Odontologia e três de Licenciatura em Física.

Presidida pela vice-reitora, a professora Ivonildes Fonseca, com a participação da pró-reitora de Graduação, a professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, a solenidade reuniu, além de formandos(as), professores(as), familiares e convidados. Começou de forma solene, com música e a entrada dos(as) concluintes dos três cursos, seguido da congregação de professores, tendo a frente o diretor do CâmpusVIII, o professor Igor Sousa Ogata.

A primeira homenagem da noite foi prestada ao professor Mário Cesar Soares Xavier, escolhido como paraninfo das turmas e que foi conduzido até a mesa por uma comissão de honra formada por graduandos(as) dos três cursos. Antes de receber o grau acadêmico, os(as) formandos(as) prestaram o juramento. A missão de conduzi-lo foi da concluinte Sabrina André Silva, do curso de Odontologia, que teve suas palavras solenemente repetidas pelos(as) demais colegas em pé e com o braço direito estendido.

A missão de expressar o sentimento da turma, todos os momentos vivenciados ao longo da jornada acadêmica, foi da formanda Déblora Myara Santos Freiras, do curso de Engenharia Civil. A oradora fez um discurso emocionante e procurou traduzir com palavras a alegria da turma em um dos momentos mais felizes de suas vidas. Disse que aprenderam muito com a vida universitária, formada por provas, encontros e amizades que surgiram em meio à pressão, jornadas que se entrelaçam, noites escuras, lágrimas e sonhos. Em seu discurso, ela reconheceu o papel dos(as) professores(as) na formação e o apoio indispensável dos familiares que contribuíram efetivamente para a conquista do curso universitário de odontólogos, físicos e engenheiros civis.

Empolgante foi o discurso do paraninfo. O professor Mário Cesar Soares Xavier agradeceu pela homenagem. Com mais de 30 anos na UEPB, disse que era uma honra ter sido escolhido paraninfo o que aumentou a sua responsabilidade. Ele acrescentou que para os(as) formandos(as) a noite era memorável, inesquecível e a trajetória deles(as) foi marcada por etapas e momentos marcantes.

O paraninfo disse ainda que o diploma era uma conquista, mas um novo desafio surge a partir de agora na vida profissional, que exige mais do que dominar as técnicas. Exige ética, respeito ao próximo e, sobretudo, pessoas humanizadas e comprometidas com um mundo melhor, justo e feliz. Disse que o futuro é desafiador, mas os(as) formandos(as) estão prontos para superar as dificuldades com a sublime missão de melhorar a vida das pessoas. Ele também estendeu as suas homenagens aos pais, responsáveis diretos pela conquista dos concluintes.

A pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, também parabenizou os(as) graduandos pela conquista. Vagda Gutemberg ressaltou que somente no semestre 2025.1 a UEPB vai entregar à sociedade mais 1.200 profissionais devidamente formados(as) nas diversas áreas do conhecimento. “Isso significa o cumprimento de nossa função enquanto Instituição de ensino superior pública, gratuita e de qualidade”, destacou.

O ápice da cerimônia e que traduziu o rito de passagem foi a conferência do grau acadêmico, começando pelos formandos(as) do curso de Engenharia Civil. O formando Romário Dantas Fernandes recebeu o grau acadêmico conferido pela coordenadora do curso, a professora Maria Adriana de Mágero Ribeiro.

Depois, colaram grau os formandos do curso de licenciatura em Física. A concluinte Denise Lucas de Pontes, colou o grau acadêmico conferido pela coordenadora adjunta, a professora Gabriela Coutinho Luna. Por fim, foi a vez dos(as) graduandos(as) de Odontologia colarem grau. Simbolicamente, a formanda Maria Eduarda Medeiros colou grau acadêmico conferido pelo coordenador do curso, o professor Érick Tássio Barbosa.

Após esse momento solene e que marcou a transição de estudante para profissionais, a vice-reitora Ivonildes Fonseca proferiu o seu discurso. Presidente da solenidade, ela parabenizou a todos pela conquista. Disse que a jornada foi longa, mas vitoriosa e um futuro se descortina com um ciclo que se encerra e outro que se abre. Em um discurso com cara “maternal e paternal”, a professora Ivonildes disse que o conhecimento adquirido pelos(as) novos(as) profissionais agora precisam ser colocados em prática. Ela falou sobre o processo social da aprendizagem, que inicialmente é conduzido pela família, passando pela escola até chegar na universidade, quando aprofundaram os conhecimentos de forma sistematizada.

“As formandas e formandos são apresentadas à sociedade para fortalecerem a construção das equidades sociais. E também para que a gente consiga consolidar a justiça social. Nós, da UEPB então agradecemos às famílias que confiaram a gente os filhos e as filhas, para que nós pudéssemos cuidar de vocês até este momento, oferecendo conhecimento e fortalecendo a solidariedade que já fazem em casa”, destacou.

O diretor do Câmpus VIII, professor Igor Sousa Ogata, também participou da solenidade. Ao final da Colação de Grau, os concluintes que entraram graduandos(as) saíram profissionais formados(as) e prontos(as) para encararem os futuros desafios.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos