Seminário Agosto para Igualdade Racial fortalece debate sobre direitos raciais e ganha repercussão nacional

30 de agosto de 2024

O 13º Seminário Agosto para Igualdade Racial, realizado pelo Movimento Negro de Campina Grande, com apoio do Ministério da Cultura, Governo do Estado da Paraíba e ADUEPB/Andes/SN, sendo realizado na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus de Campina Grande da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na terça-feira (27), fortaleceu o debate sobre igualdade racial, e ganhou repercussão nacional por meio da Fundação Cultural Palmares, uma das apoiadoras do evento.

De acordo com a instituição do Governo Federal, o seminário reuniu vozes influentes da luta antirracista e pela igualdade racial no Brasil. Com uma programação rica e diversificada, foram discutidos temas cruciais como o racismo estrutural, a intolerância religiosa e a desigualdade de gênero e raça.

Entre os pontos altos do evento estiveram as palestras o professor Ivanir dos Santos, pós-doutor em História Comparada pela UFRJ, que abordou “Racismo Estrutural e Intolerância Religiosa”, além da “Gira de Diálogos: Mulheres Negras e Desigualdade de Raças, Gênero e Classe”, que contou com a mediação de acadêmicos e ativistas.

“O racismo estrutural é uma ferida aberta na nossa sociedade, que precisa ser enfrentada com educação, cultura e resistência. A universidade tem um papel crucial como espaço de debate e transformação”, ressalta João Jorge, presidente da Fundação Cultural Palmares.

Ao sediar um evento dessa magnitude, a UEPB reafirmou seu compromisso com a promoção da diversidade e o combate ao racismo, consolidando-se como um agente de transformação social.

O apoio da Fundação Cultural Palmares simboliza um passo significativo na construção de uma sociedade que reconhece e valoriza suas raízes afro-brasileiras, reafirmando a importância de enfrentar as desigualdades raciais ainda presentes em nosso país.

Para conferir a repercussão por meio da Fundação Cultural Palmares, clique neste link.