Seminário Interdisciplinar de Maturidade e Cidadania é aberto com apresentação do poeta Jessier Quirino

20 de agosto de 2019

A celebração dos 10 anos da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) começou em grande estilo. Para comemorar essa primeira década de atenção à educação e saúde dos idosos, teve início, na tarde desta segunda-feira (19), no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó, o 5º Seminário Interdisciplinar de Maturidade e Cidadania, promovido pela Coordenadoria Institucional Especial para a Formação Aberta à Maturidade (CIEFAM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Com a apresentação do poeta paraibano Jessier Quirino, os alunos da UAMA reviveram memórias, deram boas risadas e demonstraram mais uma vez a vontade de aprender com a vida.

Com seu jeito característico de contar histórias ou causos, como ele mesmo diz, Jessier Quirino se apresenta como arquiteto de profissão, poeta por vocação e matuto por convicção. E se perguntarem onde está o matuto, ele é direto: “Está na palavra”. E foi aguçando as memórias dos alunos da UAMA que Jessier passeou por histórias onde o Sertão é protagonista, os personagens que frequentavam bodegas são sempre presentes, os costumes da culinária não passam despercebidos, nem tão pouco o vocabulário marcante de um povo que, segundo o poeta e cantor, tem um valor considerável pela riqueza da literatura oral.

“É um prazer estar aqui comemorando essa data importante para a UAMA. Vim contar alguns causos, valorizando nossas riquezas, já que os espíritos iluminados do interior fazem tanto bem para as nossas tradições. Nesse dialeto sertanejo surgem conversas e a tradição oral tem a mesma importância da literatura escrita. Eu gosto de explorar palavras, contar os causos ou histórias como uns costumam dizer, já que os causos vêm de um fato curioso, que aconteceu, e as pessoas vão passando essa experiência através do tempo”, disse Jessier.

O diretor da UAMA, professor Manoel Freire, afirmou que esta edição do Seminário Interdisciplinar de Maturidade e Cidadania mantém sua proposta de valorizar as discussões importantes para o público da terceira idade, de forma que todos os alunos participem das atividades que vão até a próxima sexta-feira (23), quando acontece o Baile Anos 1960. “Nesses dez anos tivemos muitas conquistas. Conquistas de espaço, na demanda de idosos que tiveram acesso à Universidade e nas transformações que a UAMA vem causando na vida desses idosos. Montamos uma programação para que todos os alunos participem do evento. Além do show de Jessier, teremos palestras e mesas redondas que discutirão políticas públicas e também uma exposição de fotografia que registram esses dez anos de vivência da UAMA”, disse.

Aluno da turma pioneira da Universidade Aberta à Maturidade, Jerônimo Alves Maia, 89 anos, disse que sempre participa das atividades e que ao longo dessa semana sente uma emoção especial por lembrar de todos os momentos que viveu dentro do projeto. “Nunca deixei de participar da UAMA. Além das aulas, eu faço também academia e participo de tudo que é evento. Gostei muito da apresentação de Jessier. Achei ótima. Ele conta os causos do sertanejo e eu, como sou nascido em Catolé do Rocha, lembrei de muita coisa da minha vida no passado. Eu digo que ele conta a nossa vivência”, disse Jerônimo.

O 5º Seminário Interdisciplinar de Maturidade e Cidadania tem continuidade na manhã desta terça-feira (20), com a conferência “Envelhecimento: cuidar, cuidar-se e ser cuidado”, a ser ministrada pelo médico geriatra João Borges Virgolino da Silva, e a palestra “Abordagem na saúde da pessoa idosa em perspectiva multidisciplinar”, com Laura de Sousa Gomes Veloso. Na quarta (21) pela manhã será ministrada a palestra “Educação inclusiva: desafios de uma população que envelhece”, com o professor Eduardo Gomes Onofre, e a mesa temática “A efetividade das políticas públicas da saúde dirigida aos idosos”, com a participação da promotora Adriana Amorim, o deputado federal Inácio Falcão e a secretária estadual de Desenvolvimento Humano, Gilvaneide Nunes da Silva.

As comemorações serão encerradas na sexta (23), com o Baile Anos 60, para confraternização de todos idosos, alunos beneficiados pela UAMA. Atualmente, estão em funcionamento três turmas em Campina Grande, uma em Lagoa Seca e outra em Guarabira, além do Grupo de Convivência, que reúne ex-alunos do programa, também em Campina Grande.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti