Seminário Nacional de Governança Arquivística é realizado com vasta programação científica e cultural

19 de junho de 2024

Com o tema “Governança e gestão arquivísticas: limites e expectativas”, teve início nesta terça-feira (18), no Auditório do Instituto Federal de Educação da Paraíba, Câmpus de João Pessoa, o 4º Seminário Nacional de Governança Arquivística (SNGA). Os participantes do evento foram recepcionados pela Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba, que executou clássicos da música regional, como a canção “Paraíba Jóia Rara”.

O evento, que é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), reúne até esta quinta-feira (20), profissionais e estudantes da Arquivística de todo o país para debater questões acerca da governança e gestão arquivística nas instituições, sistemas e redes de arquivos públicos e privados.

Compuseram a mesa solene de abertura do evento a coordenadora geral do evento, professora Maria Meriane Rocha; a pró-reitora de Graduação da UEPB, que na ocasião representou a reitora Celia Regina Diniz, professora Vagda Rocha; o pró-reitor de Administração da UFPB, representando o reitor Valdiney Gouveia, professor Cassio Besarria; a superintendente da ESPEP, professora Ivanilda Gentle; o diretor-geral do Câmpus de João Pessoa do IFPB, professor Ricardo José Ferreira; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, professor Aldo Callado; o coordenador do curso de Arquivologia da UEPB, professor Ramsés Nunes; e a chefe do departamento de Ciência da Informação da UFPB, professora Geysa Flávia de Lima.

Na ocasião, a professora Meriane Rocha destacou que o SNGA é um evento construído coletivamente para oferecer uma oportunidade de cooperação acadêmica, científica e cultural, que permitirá aos palestrantes, docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação a atualização científica, técnica e tecnológica da governança e gestão arquivística, com forte impacto na excelência informacional da sociedade. Na mesma direção, a professora Vagda Rocha parabenizou à comissão organizadora pelo Evento, evidenciou a importância do tema e reforçou a necessidade de ações dessa natureza para reafirmar o compromisso das universidades com a sociedade.

“Neste momento em que são lançados sobre nós, instituições públicas de Ensino Superior, olhares negativos sobre o nosso fazer e fomos acusados da não promoção do conhecimento, este Evento diz o contrário. Aqui professores e professoras discutirão sobre suas pesquisas, estudantes apresentarão trabalhos sobre a produção realizada no seu percurso acadêmico e isso é produção de conhecimento. Neste momento em que esse movimento de desvalorização e ataques à ciência e às universidades avança, devemos zelar pela instituição pública, gratuita e de qualidade e pelo conhecimento produzido indistintamente neste espaço”, avalia a docente.

A conferência de abertura do SNGA foi apresentada pela coordenadora do Programa de Pós-gaduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), professora Eliete Correia dos Santos, que apresentou o histórico para a criação do Programa. O PPGDARQ, que é desenvolvido por meio de uma cooperação entre UEPB e UFPB e é o segundo mestrado na área da Arquivologia da América Latina, está com a primeira turma em andamento. Para o mediador da conferência, professor Renato Venancio, da Universidade Federal de Minas Gerais, essa atividade é importante porque consolida o SNGA ao mesmo tempo que é uma oportunidade dos estudantes do PPGDARQ, que estão iniciando as atividades, terem contato com os principais pesquisadores e integrarem o debate nacional na área.

O SNGA conta com mesas de debate, conferências, apresentações orais de trabalho, entre outras atividades inseridas nos três eixos norteadores: “Governança arquivística: estratégias, diretrizes e modelos”; “Gestão arquivística: desafios das instituições para a governança; e “Governança arquivística: tecnologias e dados”. O Evento é apoiado pela Fundação Casa de José Américo, Sebrae, PBTUR, Arquipix, ADUFPB e IFPB.

Texto: Juliana Marques