Seminário que discute restauração ecossistêmica e mudanças climáticas inscreve até dia 15 de junho

21 de maio de 2021

Confrontada por uma realidade de exploração dos recursos naturais, poluição e mudanças climáticas que degradam e ameaçam ecossistemas terrestres e aquáticos, a ciência tem empreendido diversas iniciativas para contrapor esse cenário adverso e possibilitar à sociedade reflexões sobre a adoção de novas formas de se relacionar com o meio ambiente. Neste sentido, o professor do curso de Ciências Biológicas do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Cleber Salimon, promove entre os dias 21 e 24 de junho, das 9h às 12h, o seminário “Restauração Ecossistêmica e adaptação às mudanças climáticas – experiências na Amazônia, Mata Atlântica e Semiárido”.
Para participar do Seminário é necessário realizar a inscrição até o dia 15 de junho via formulário eletrônico.
Financiado com recursos do edital Nº 002/2019 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB) destinado ao apoio na organização e realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação, o Seminário busca apresentar um panorama sobre temas centrais na área de restauração de ecossistemas, os serviços prestados à humanidade e os efeitos dos impactos antropogênicos (tanto na destruição de habitats naturais, quanto nas mudanças climáticas devido a emissão de gases de efeito estufa).
A partir desse objetivo serão abordados os seguintes temas: a importância e os desafios da conservação e restauração ecossistêmica; desmatamento, governança, mitigação e adaptação face às mudanças climáticas; desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e desertificação e gestão de bacias, consumo e segurança hídrica. A programação contemplará palestras e mesas de discussão realizadas remotamente com transmissão pelo canal do evento no YouTube.
Além da UEPB, participam da atividade o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Instituto Nacional do Semiárido, The Woods Whole Research Center, Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Fundação Joaquim Nabuco e Universidade Federal de Sergipe (UFSE).
Outras informações: readapt@evento.uepb.edu.br. A Programação está disponível AQUI.
Texto: Juliana Marques