Seminários, palestras, minicursos e mais: a programação do 4ª Congresso Universitário da UEPB segue intensa

Seminários, palestras, minicursos e mais: a programação do 4ª Congresso Universitário da UEPB segue intensa
8 de novembro de 2024

A mesa-redonda “Desafios da operacionalização da inserção curricular da extensão” deu início oficialmente à programação vespertina do segundo dia do 4º Congresso Universitário da UEPB, nesta quinta-feira (7). Nos corredores da Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba, diversas atividades ocorriam em paralelo, a exemplo de oficinas, minicursos, simpósios, encontros e exposições.

Entre os convidados da mesa estavam Esdras Marchezan Sales, pró-reitor de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco (UPE); e Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, pró-reitora de Graduação da UEPB, com mediação de Fabiana Aparecida Lazzarin, pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

A professora Vagda apontou as dificuldades para maior procura e valorização da extensão nas universidades, enfatizando que a extensão também produz conhecimento, não somente a pesquisa. A pró-reitora de Graduação também avaliou de forma positiva os eventos promovidos pela PROGRAD. Ela comentou, por exemplo, a mesa de quarta-feira (6), com a discussão sobre preenchimento de vagas e evasão no ensino superior, que reuniu representantes de todas as universidades públicas paraibanas.

Ademais, mencionou a 1ª Feira das Profissões, que além de estudantes de graduação da UEPB apresentando suas futuras profissões para alunos de ensino fundamental e médio, houve instituições convidadas apresentando suas atividades. Também pela primeira vez, o Instituto de Polícia Científica esteve presente no Congresso com um estande e a Polícia Militar da Paraíba está realizando uma exposição de telescópios fabricados na cidade de Areia.

Minicursos e oficinas
Spark, Psicologia Preta, Religiosidade Afro. Andando pelos corredores da Central de Integração Acadêmica participantes e visitantes podem dar de cara com minicursos e oficinas com temáticas pertinentes, curiosas e até desconhecidas para alguns. Diversas atividades ocorrem paralelamente à programação e revelam, muitas vezes, o que de melhor a Universidade tem a oferecer. Entre estas ações, está a Olímpiada de Programação para Mulheres, promovida pela primeira vez no Congresso. A professora do curso de Computação, do Câmpus I, Luciana Gomes coordenou a atividade.

Segundo a docente, a ideia surgiu justamente para incentivar a participação de mulheres na Computação. “A gente tem um histórico de pouca procura e poucas mulheres na tecnologia, especialmente na computação. No grupo que coordeno, ‘Mulheres na Computação’, trabalhamos a temática de inclusão feminina por meio da tecnologia. E uma das nossas atividades é esta, durante a Semana de Computação, que ocorre no Congresso. Hoje pela manhã, tivemos palestras e agora à tarde, as olimpíadas, para poder engajar mais as estudantes, incentivar a competir, estudar nesta área e que outras venham a entrar no curso”, relatou a professora Luciana.

8º SEMEX
Durante toda esta quarta-feira (6), nos três turnos, aconteceu uma das principais atividades do 8º Seminário de Extensão, as rodas de conversa e apresentações orais dos bolsistas de projetos de extensão. As salas foram divididas por temas e os bolsistas falaram sobre sua experiência, na presença de colegas e avaliadores. Na ocasião, muitos relatos passionais sobre como as atividades extensionistas formaram os estudantes, fazendo-os olhar de maneira melhor e mais completa para suas futuras profissões.

Do mesmo modo, foi um momento em que também foram relatadas dificuldades e mudanças de rota nos caminhos traçados, uma vez que, lidando com comunidades e instituições externas, nem sempre o projeto tem total controle das ações, mas que não deixa de ser um processo de aprendizado. Outra atividade expoente do SEMEX são as mostras de extensão, onde os extensionistas montam seus estandes e falam sobre seus projetos e atividades.

A professora Socorro Barbosa, pró-reitora de Extensão, afirmou que esta oitava edição do SEMEX superou as expectativas e os anos anteriores, a começar das inscrições. “Foram mais de mil inscritos, só no SEMEX. Mas houve minicursos, oficinas, rodas de conversas, mesas, ótimos debates. Além disso, tivemos as mostras, que seguem até amanhã (08). Foram mais de 300 trabalhos apresentados e em média 60 mostras de projetos de extensão”, relatou a docente.

O 4º Congresso Universitário segue até esta sexta-feira (8) e a programação pode ser conferida em https://eventos.uepb.edu.br/congressouniversitario.

Texto e fotos: Juliana Rosas