Serviço Social se reúne com escritório da SEAP para ampliar parceria do projeto “Cidadania é Liberdade”

10 de março de 2022

O Setor de Serviço Social da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniu na manhã desta quinta-feira (10), com o escritório social da Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP/PB) para ampliar os serviços do projeto “Cidadania é Liberdade”. A reunião, realizada no auditório da Biblioteca Central, Câmpus I, teve como objetivo estreitar as relações entre as instituições para o acompanhamento e atendimento dos reeducandos.

Segundo a assistente social da PROGEP, Juliana Grangeiro, responsável pela supervisão do “Cidadania é Liberdade”, a parceria com o escritório social é de suma importância, visto que a ressocialização precisa ter um olhar ampliado para várias aspectos da vida do reeducando. “O escritório social vem somar porque ele vai dar esse suporte no sentido de encaminhar os reeducandos para as diversas redes de atenção em saúde, profissionalização e reinserção no mercado de trabalho”, destacou, enfatizando que com esse projeto a UEPB cumpre seu papel social, dando oportunidade para os reeducandos prestarem seus serviços na Instituição.

O psicólogo do escritório social da SEAP/PB, Cassiano Sabino, destacou a importância do convênio com a UEPB. Ele explicou que o escritório, instalado em Campina Grande, procura viabilizar os serviços para os reeducandos e suas famílias, fazendo os devidos encaminhamentos para todas as redes, além de oferecer capacitações para os participantes. “Essa parceria com a UEPB é muito bem-vinda e chega para somar. Nós vamos dar continuidade ao serviço que está sendo bem feito, e trabalhar as metodologias”, destacou.

Na oportunidade, a equipe técnica do escritório social se reuniu com reeducandos do Câmpus I da Instituição, para fazer o cadastramento e inseri-los nas ações desenvolvidas pelo projeto. Também participaram da reunião os membros da assistência social PROGEP, além da equipe técnica do escritório social.

O projeto “Cidadania é Liberdade” existe há 18 anos, e é resultado de convênio entre a Universidade Estadual da Paraíba e a Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado (SEAP/PB). Desde 2003, a iniciativa ajudou na ressocialização de mais de uma centena de reeducandos por meio de trabalho e assistência social. Conforme explicou Juliana Granjeiro, o projeto ocorre em vários setores, com a realização de serviços como manutenção externa e interna, e a parte de assistência administrativa em locais como bibliotecas e protocolos.

O projeto conta atualmente com 55 vagas, ocupadas por reeducandos que vêm do sistema prisional no regime semiaberto e livramento condicional. Eles são encaminhados através da SEAP/PB, a partir da gerência de ressocialização, para realizar as diversas atividades essenciais para o funcionamento da UEPB. Todo o acompanhamento dos reeducandos é feito pelo setor de Serviço Social da PROGEP.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Isis Coelho