Servidor da UEPB integra equipe vencedora em competição mundial de tecnologia realizada na China

6 de junho de 2024

Na tarde desta terça-feira (4), em João Pessoa, um servidor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) integrou um grupo recepcionado pelo Governo do Estado da Paraíba. O motivo foi o destaque em uma importante premiação internacional na área de tecnologia promovida pela empresa chinesa Huawei, no final do mês de maio.

Wesley Porto Santos trabalha no setor de Infraestrutura e TI da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UEPB. Ele é estudante do curso Tecnologia em Telemática no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Campina Grande. O servidor integrou a equipe vencedora na competição mundial na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Huawei ICT Competition 2023-2024. A etapa final foi disputada no dia 26 de maio, na cidade de Shenzhen, na China.

Saindo da capital paraibana, Wesley e equipe tiveram 10 cansativos dias, ente viagens e competição. Somente para chegar à cidade chinesa de Shenzhen, foram 44 horas de viagem. O torneio reuniu cerca de 170 mil estudantes, de mais de duas mil instituições de ensino de 80 países. A competição foi dividida em quatro trilhas. Na Trilha Innovation (Inovação), o IFPB conquistou a medalha de ouro e os segundo e terceiro lugares nas categorias Network (Rede) e Cloud (Computação em nuvem), respectivamente.

Wesley Porto (foto à direita) fez parte da Trilha Network, junto com mais dois estudantes e um professor do IFPB. A delegação da Paraíba foi composta por estudantes de unidades do instituto localizadas nas cidades de Campina Grande, Esperança, João Pessoa e Patos, totalizando 13 pessoas. Antes de embarcar para a China, Wesley participou de uma seleção interna a fim de escolher os melhores estudantes para representar o Instituto, que levou em consideração aspectos psicológicos, comportamentais (habilidades na dimensão de soft skills), domínio da língua inglesa e conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU).

Depois, partiu para a seletiva nacional, competindo com cerca de 100 instituições, com o objetivo de selecionar cinco destas para cada trilha. Classificados nesta etapa, Wesley e equipe partiram para a final, realizada na cidade de São Paulo, onde conquistaram o segundo lugar e se classificaram para a etapa latino-americana. Ao competirem com diversos países da América Latina, ficaram em primeiro lugar. Daí, seguiu-se a etapa global, realizada em Shenzhen. A equipe integrada pelo servidor competiu com mais 51 equipes na Trilha Rede.

O servidor definiu a experiência como “bastante desafiadora, empolgante e exitosa”. Da CTIC, entre coordenação e colegas de trabalho, Wesley ouviu mensagens de incentivo e parabéns desde as primeiras etapas e afirmou que tudo que viu nessa competição, pode ser implementado no seu trabalho e está diretamente ligado ao que ele faz no dia a dia dentro da UEPB.

Mencionou também o destaque da Paraíba na área de tecnologia. Das quatro equipes brasileiras participantes, três eram paraibanas e todas estiveram no pódio da competição. Isso se deve a instituições públicas de ensino, ao incentivo em ensino e pesquisa, e, neste caso específico, no interesse da empresa chinesa em parcerias e busca de talentos internacionais, principal motivo da realização anual desta competição. As equipes vencedoras das etapas anteriores adquiriram prêmios em dinheiro e vouchers. Na etapa global, os vencedores recebem medalhas e certificados, além de terem as despesas com viagem, hospedagem e alimentação bancadas pela Huawei.

Durante a estadia, Wesley Porto mencionou que pôde conhecer instalações da empresa, centros de pesquisa, escritórios e ainda realizar brevemente uma tour pela cidade. Foi uma experiência culturalmente diferente, especialmente em termos culinários, segundo ele, mas também relevante, exitosa e receptiva, inclusive da parte dos competidores chineses.

O Huawei ICT Competition é um evento competitivo de intercâmbio de talentos de TIC desenvolvido para estudantes em todo o mundo. Por meio dessa competição, a empresa tem como objetivo fornecer aos estudantes uma plataforma para estudar e trocar ideias, aprimorando assim seus conhecimentos de TIC e habilidades práticas. Este concurso também visa estimular o pensamento criativo dos alunos em relação ao uso de novas tecnologias e plataformas.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)