Servidor da UEPB publica artigo sobre recursos hídricos e Caatinga em revista internacional
Um artigo sobre avaliação de diferentes métodos de aprendizagem de máquina para estimar a evapotranspiração diária na região semiárida brasileira foi publicado por um servidor da Universidade Estadual da Paraíba (UPEB) na revista Journal of South American Earth Sciences, da editora Elservier.
Alberto César do Nascimento Silva é servidor técnico administrativo da Instituição e atua como auxiliar de biblioteca no Câmpus I, em Campina Grande. Graduou-se em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UEPB, realizou seu mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e atualmente é doutorando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais nesta mesma universidade.
O artigo Evaluating Different Machine Learning Methods to Estimate Daily Evapotranspiration in the Brazilian Semiarid Region resulta da sua pesquisa de doutorado e apresenta um estudo abrangente sobre a estimativa da evapotranspiração real (ET) diária na região semiárida brasileira, especificamente no bioma Caatinga, utilizando diversas técnicas de machine learning (ML).
A publicação destaca o papel crítico da ET na sustentabilidade hídrica e na saúde da vegetação, particularmente em regiões com escassez hídrica, e visa desenvolver modelos preditivos robustos para esse fim. A escolha de seis modelos de aprendizado de máquina: Naïve Bayes (NB), Random Forest (RF), CN2, k-Nearest Neighbor (kNN), Support Vector Machine (SVM) e Artificial Neural Network (ANN) e as condições da vegetação influenciam significativamente a precisão da estimativa da ET na região semiárida brasileira.
O artigo também pode ser baixado em formato PDF por este LINK.