Servidora da PROGEP tira dúvidas durante 2° Encontro do Programa de Preparação para Aposentadoria 2025
A transição entre a ativa profissional e chegada da aposentadoria é sempre um momento marcante e decisivo na vida de qualquer servidor(a). O processo que culmina com a aposentadoria requer sempre uma boa preparação e informações seguras podem ser fundamentais para a programação do(a) trabalhar(a) no seu futuro fora do mercado de trabalho.
Como forma de auxiliar os(as) servidores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que estão prestes a se tornarem inativos, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio do Setor de Desenvolvimento de Pessoas, realizou, na manhã desta segunda-feira (5), mais encontro do Programa de Preparação para Aposentadoria de 2025.
O evento, “Aposentadoria e Projetos de Vida: Novos Ciclos, Novos Caminhos”, aconteceu no Auditório do Departamento de Psicologia, instalado Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Câmpus I, em Campina Grande e contou com a presença da servidora Maria Vanderlania Sousa Freitas, representante do Setor de Acompanhamento da Aposentadoria, e do psicólogo da PROGEP, William Vallent Gomes de Melo. Este foi o segundo de quatro eventos que o setor programou para acontecer ao longo do ano.
Durante o encontro, Maria Vanderlania Sousa Freitas procurou dar esclarecimentos e tirar dúvidas dos sobre as burocracias que envolvem este período de benefício previdenciário. No encontro, ela procurou dar dicas e passar informações principalmente sobre a Reforma Previdenciária realizada 2020. Isso porque, algumas pessoas não conseguiram ter o direito adquirido até essa data, e vão ter que passar por algumas regras, alguns ajustes, segundo ela explicou. “Por exemplo, a questão da aposentadoria por idade, a questão da integralidade do pagamento do salário, quando eles se aposentarem, se há um cálculo diferente para o perfil de cada cargo,” explicou.
Ela lembrou que no caminho da aposentadoria existem duas regras, sendo a regra de pontos, que era uma regra que já existia, mas ela ficou mais evidente com a reforma, e a regra do pedágio, ou seja, aquelas pessoas que não tiveram direito adquirido, elas vão ter que passar um tempo a mais para poder obter salário integral, paridade e, de uma certa forma, se preparar financeiramente.
Maria Vanderlania ressaltou que hoje quem conduz a aposentadoria da UEPB é a PB-PREV. “Nós temos um regime próprio de previdência, esse regime próprio é conduzido pela Paraíba Previdência (PB-PREV), que tem sedes no estado inteiro da Paraíba, incluindo aqui em Campina Grande. E nós somos essa ponte para poder de uma certa forma esclarecer como esse processo é conduzido pela PB-PREV”, explicou.
Um dos participantes do evento, o psicólogo William Vallent Gomes de Melo enfatizou que o objetivo do encontro foi o de auxiliar na transição dos(as) servidores(as) que estão há dois anos para se aposentar e dois anos que já se aposentaram, buscando assim auxiliar nesse processo. O primeiro encontro, ministrado por William Vallent, foi sobre os projetos de vida, onde foi discutido assuntos como montagem de um planejamento financeiro, um planejamento pessoal e um planejamento até mesmo profissional.
O servidor José Roberto Ferreira, do Centro de Educação (CEDUC), já está começando a planejar a sua aposentadoria. Com algumas dúvidas, ele foi saber principalmente como ficará a sua situação financeira com a aposentadoria. Ele considerou importante e necessário eles eventos da PROGEP.
As reflexões e discussões propostas pelo PPA buscam auxiliar os(as) interessados(as) no planejamento, tomadas de decisão e fortalecimento necessários durante e após o desligamento do trabalho na Instituição. Ao longo dos últimos anos, o Programa vem contribuindo com o processo de aposentadoria dos(as) servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) e docentes da UEPB, por meio de ações junto ao público que está em período de pré-aposentadoria, até dois anos antes, e aposentados recentes, até dois anos depois.
Texto e fotos: Severino Lopes
Você precisa fazer login para comentar.