Servidores(as) da UEPB participam de atividade lúdica sobre prevenção ao esgotamento mental que integra o setembro amarelo
Esgotamento mental, estresse, angústia, tristeza e até depressão, foram algumas das temáticas que integraram as atividades alusivas ao Setembro Amarelo, promovidas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), com a participação do psicólogo Willy Vallent, que promoveu um momento de integração lúdica com os servidores (as) da Instituição.
O sociodrama realizado na manhã desta quarta-feira (24) na Escola Técnica Redentorista, envolveu vários servidores (as), que interagiram com os psicólogos Willy Vallent e Arthur Vinícius. Diversas situações foram simuladas e experiências compartilhadas envolvendo a saúde mental. Durante a oficina, os participantes foram distribuídos em grupos, e posteriormente, encenaram uma situação mostrando as diversas situações relacionadas à saúde mental.
Ao término, Willy Vallent considerou proveitoso a oficina e destacou o envolvimento dos participantes. ”Foi ótimo. Eu senti que o grupo estava muito participante e atento para as coisas que eles estavam falando entre si”, destacou.
O psicólogo ressaltou que objetivo da atividade foi de gerar um ponto de reflexão para os servidores (as) para eles (as) entendessem que existem uma série de ferramentas e de instrumento que a UEPB oferece relacionado a temática, como o serviço de Escuta Psicológica, as oficinas que a PROGEP promove, além do Serviço Escola de Psicologia, entre outros.
No dia último dia 18 de setembro, a Progep realizou a palestra “Entre o fazer e o viver: os significados do trabalho em nossas vidas”, evento em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio.
Nessa palestra, um dos psicólogos que compõe a equipe da Progep, Arthur Vinícius, fez um recorte histórico da campanha, bem como reforçou os canais de apoio e prevenção, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), bem como os dispositivos oferecidos pela própria Progep, a exemplo das Escutas Psicológicas e dos projetos em desenvolvimento com as/os servidores através do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) e das oficinas a serem desenvolvidas ao longo da campanha do Setembro Amarelo.
Na ocasião, o psicólogo Willy Vallent conduziu uma prática lúdica com os participantes, a fim de permitir reflexões mais profundas acerca do que foi discutido ao longo da atividade do dia. Com isso, os servidores puderam participar ativamente da proposta do dia, trazendo comentários e vivências do seu cotidiano para o diálogo.
Para o dia 08 de outubro, está programada outra atividade, chamada de Terapia Comunitária Integrativa. Todas(os) as(os) servidoras(es) da UEPB estão convidados a participarem das propostas que ocorrerão na Escola Técnica Redentorista.
Texto e fotos: Severino Lopes
Você precisa fazer login para comentar.