Setembro amarelo: Pró-reitoria de Gestão de Pessoas promove oficina sobre vivências do trabalho

22 de setembro de 2025

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Estadual da Paraíba tem realizado atividades focadas na saúde mental das/os servidores da Instituição e em alusão à campanha nacional Setembro Amarelo. A próxima ação acontece nesta quarta-feira (24), a partir das 9h, no pátio da Escola Técnica Redentorista, em Campina Grande, com a vivência: “Trabalho em ato: reflexões possíveis do trabalho pelo sociodrama”.

No dia último dia 18 de setembro, a Progep realizou a palestra “Entre o fazer e o viver: os significados do trabalho em nossas vidas”, evento em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. Nessa palestra, um dos psicólogos que compõe a equipe da Progep, Arthur Vinícius, fez um recorte histórico da campanha, bem como reforçou os canais de apoio e prevenção, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), bem como os dispositivos oferecidos pela própria Progep, a exemplo das Escutas Psicológicas e dos projetos em desenvolvimento com as/os servidores através do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) e das oficinas a serem desenvolvidas ao longo da campanha do Setembro Amarelo.

Segundo a pró-reitoria, não menos importante foi a participação do professor de Psicologia, Francinaldo do Monte, que trouxe uma reflexão embasada na psicodinâmica do trabalho, tocando em assuntos centrais, como hierarquias existentes no trabalho, sentidos produzidos nas atividades laborais, como elas afetam a vida da/o trabalhador, sobretudo a de um/a servidor/a público, e, por fim, convidou os participantes a pensarem acerca das percepções do próprio trabalho.

Finalizando a palestra, o psicólogo Willy Vallent, também integrante da equipe da Progep, conduziu uma prática lúdica com os participantes, a fim de permitir reflexões mais profundas acerca do que foi discutido ao longo da atividade do dia. Com isso, os servidores puderam participar ativamente da proposta do dia, trazendo comentários e vivências do seu cotidiano para o diálogo.

Para o dia 08 de outubro, está programada outra atividade, chamada de Terapia Comunitária Integrativa. Todas/os as/os servidoras/es da UEPB estão convidados a participarem das propostas que ocorrerão na Escola Técnica Redentorista.