Setembro Amarelo: Projeto da PROCULT voltado à saúde mental começa nas escolas públicas de Campina

10 de setembro de 2024

Foi dado início a primeira etapa do projeto “Convite para a Vida – Uma reflexão sobre a existência a partir da arte”, idealizado pela Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A iniciativa é coordenada pelo professor e pró-reitor adjunto de Cultura, José Pereira da Silva, também diretor do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) e docente do Departamento de Psicologia da Instituição. Assim, a atividade, que é voltada à rede pública de ensino, tendo como ponto de partida a saúde mental, foi realizada em quatro escolas de Campina Grande, de 2 a 6 de setembro.

O projeto ocorreu na Escola Municipal Escritora Lourdes Ramalho, Escola Municipal Deputado Rômulo Gouveia – ambas situadas no Complexo Aluízio Campos – Escola Municipal Lafayete Cavalcante (Malvinas) e Escola Municipal Professora Laura Menezes de Amorim, no Distrito de Galante. A estimativa é que 500 alunos participaram das práticas e 120 docentes, de acordo com o professor Pereira.

Além da palestra “A Vida e seus Sentidos: Sobrevivendo aos Desafios da Vida Contemporânea”, a ação inclui a performance teatral “Convite para a Vida”, inspirada em uma peça do dramaturgo Saulo Queiroz. Em cena estão Chico Oliveira, professor do curso de Teatro do Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB, e o aluno do referido curso, Gabriel Tavares. De caráter dramático, a apresentação percorre todo o processo vivido por um suicida em potencial, com um desfecho surpreendente e ao mesmo tempo otimista.

“A primeira etapa aconteceu justamente este mês, em que se lembra a importância da saúde mental, com o Setembro Amarelo, então foi bastante pertinente. A experiência tem sido enriquecedora. Sabemos quão necessário é discutir o assunto, principalmente com os estudantes dessa faixa etária que compõe o 9º ano, cuja incidência de ansiedade, depressão e suicídio é alta. Em geral, esses temas vêm com uma carga atravessada pelo preconceito e o silêncio, de modo que colaborar para abrir esse espaço de conversa é muito positivo”, disse Pereira.

As ações se dão através do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, sob a operacionalização da Secretaria de Cultura (Secult) da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG).

Conforme o Boletim Epidemiológico/Ministério da Saúde (2022 e 2024), 3 crianças e adolescentes se matam, por dia, no Brasil. Entre 2011 e 2022, o número de suicídios entre os jovens brasileiros cresceu 6%, e cerca de 50% dos problemas de saúde mental surgem antes dos 14 anos. O mesmo Boletim apontou que 80% das mortes por suicídio ocorrem em países de média e baixa renda.

Sofrimento mental, Logoterapia e Autorrealização

Um dos aportes teóricos do projeto é a Logoterapia, de Viktor Frankl. Conhecida como a “Terapia do Sentido da Vida”, ela repousa na ideia de que aquilo a impulsionar o homem não é a Vontade de Poder ou Prazer, mas sim a Vontade de Sentido. Seria essa busca, uma espécie de antídoto, a fazer frente ao sofrimento mental e ao niilismo. Outra referência é Carl Rogers, contemplando a premissa de que há no ser humano uma liberdade subjetiva para concretizar suas potencialidades, uma tendência natural, inerente, para o desenvolvimento completo, em uma direção positiva.

“Trazendo esses conteúdos e a performance, esperamos contribuir para que especialmente os discentes da Rede Municipal de Ensino de Campina possam ter um espaço de reflexão sobre a vida e a sua própria existência, construindo possibilidades de enfrentamento às atribulações do dia a dia, seja no ambiente escolar ou na esfera familiar”, concluiu Pereira.

Texto: Oziella Inocêncio