Setembro Azul: Eduepb e Secretaria de Saúde de Campina Grande lançam cartilha Libras na Saúde
A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (Eduepb) e a Secretaria de Saúde de Campina Grande lançaram a cartilha Libras na Saúde com o selo Edutec da Editora. A cartilha apresenta termos do campo da saúde na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e busca capacitar os profissionais do Serviço Único de Saúde (SUS) no Município para um atendimento inclusivo.
O lançamento faz parte da programação da campanha Setembro Azul, de conscientização sobre a comunidade surda e seus direitos, na luta pela inclusão e acessibilidade. Neste mês, celebra-se a Lei nº 10.436/2002, que reconheceu a Libras como meio legal de comunicação.
A cartilha tem 120 páginas e apresenta de forma didática elementos da Libras, história, bem como termos do campo da saúde, com fotografias e acesso transmídia a vídeos ensinando os gestos. O trabalho foi idealizado pela professora graduada em Letras Libras e Inglês Luciana Pimentel. A cartilha tem a coautoria do professor de Comunicação e graduado em Letras Língua Portuguesa Rafael Mélo.
A cartilha é um produto do projeto Libras na Saúde, que está qualificando os profissionais de saúde da rede municipal para o atendimento a pessoas surdas na cidade. Mais de mil trabalhadores já receberam formação em serviços como a maternidade do ISEA, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Atenção Primária à Saúde (APS).
“O projeto Libras na Saúde começou em 2024 para levar atendimento às pessoas surdas. Criamos a cartilha, uma cartilha extremamente inclusive, que serve como base do projeto, mas que pode ser utilizada por outras pessoas, grupos e profissionais e, por isso, a Eduepb abraçou a ideia e estamos divulgando e distribuindo a cartilha para toda a comunidade acadêmica e outras secretarias ou serviços de saúde que queiram implementar a Libras na Saúde”, disse Luciana.
A cartilha pode ser acessada através do link: https://eduepb.uepb.edu.br/e-books/. O selo EDUTEC representa a chancela da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) para a publicação de materiais tecnocientíficos de natureza diversa, tais como livro técnico, tutoriais, cartilhas, produtos educacionais pedagógicos e técnicos, guias, roteiros, cartografias, dentre outros. Ao reunir obras com este selo, a editora reconhece e valoriza a relevância e o rigor tecnocientífico de produções voltadas para a disseminação do conhecimento especializado e o apoio a processos de ensino- aprendizagem em diferentes áreas.
Os materiais publicados sob o selo EDUTEC se caracterizam pela robustez do conteúdo, pela clareza na apresentação das informações e pelo potencial de aplicação prática em contextos educacionais e profissionais. A EDUEPB reafirma seu compromisso com a edição e divulgação de uma tecnociência mais solidária, inclusiva, sustentável e, sobretudo, cidadã.
Acesso à Informação
