Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática analisa cenário no ensino pós-pandemia

29 de maio de 2024

Durante os dias 23 e 25 de maio, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio de uma Comissão Geral de evento, promoveu o 6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), promovendo uma abordagem sobre as discussões que envolvem a educação durante e pós-pandemia da covid-19. Na oportunidade, foram debatidas questões sobre os avanços das pesquisas que abordam diferentes contextos e a diversidade cultural, em âmbito nacional e internacional, em Educação Matemática.

O evento teve mais de mil participantes, entre estudantes, professores e pesquisadores, com mais de 500 trabalhos submetidos, entre comunicação oral, pôsteres, painéis e minicursos. Na oportunidade, o 6º SIPEMAT também prestou uma homenagem ao professor José Urânio das Neves, pioneiro na Educação Matemática da Paraíba e incluiu no material dos participantes um Cordel de autoria de Jota Lima, em sua homenagem.

A palestra de abertura aconteceu no Centro de Convenções no Garden Hotel, e foi proferida pelo professor João Pedro da Ponte, da Universidade de Lisboa. O docente é uma das maiores referências em Educação Matemática do Mundo e falou sobre Desenvolvimento profissional numa perspectiva de mudança curricular. Já o encerramento foi com a professora Maria Alejandra Deriard, da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF-Argentina), e teve como título “Reflexões sobre as Relações entre Crises Globais, Tempo Histórico e Mudanças de Paradigma na Educação Matemática”.

A Coordenação Geral do evento ficou a cargo da professora Katia Maria de Medeiros, do Departamento de Matemática da UEPB, com o suporte dos professoras Rogéria Gaudêncio do Rego (UFPB), Maria Betânia S. Fernandes (UFCG) e do professor Luís Havelange Soares (IFPB). Além disso, a Comissão de Apoio Local contou com professores dos câmpus I (Campain Grande), VI (Monteiro) e VII (Patos), do IFPB, UFCG, UFPB e da Secretária de Educação do Estado da Paraíba. Outras informações sobre o 6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática podem ser obtidos neste link.

Fotos: Comissão Geral (Divulgação)