Simulação diplomática: 10ª edição do MUNDI é promovida em João Pessoa entre os dias 2 e 5 de setembro
Mais do que uma atividade acadêmica, uma experiência formativa, sem fins lucrativos, organizada por estudantes que permite o desenvolvimento de habilidades como oratória, negociação, diplomacia e cooperação. Essa é a definição do Modelo Universitário de Diplomacia (MUNDI), projeto de extensão do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que entre os dias 2 e 5 de setembro realiza a 10ª edição.
A cerimônia de abertura do evento ocorre dia 2 de setembro, às 17h, no auditório da ESMA-PB (Escola Superior de Magistratura) no Altiplano. Já as atividades de simulação serão realizadas de 3 a 5 de setembro na ESPEP (Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba) em Mangabeira. Ainda estão abertas as inscrições para estudantes que desejarem integrar o comitê de imprensa internacional, que devem se candidatar por meio deste formulário eletrônico.
Nesta edição, o MUNDI contará com o Comitê de Imprensa Internacional (CII); o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU): a implicações internas e externas do conflito no Iêmen; Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC): Os impactos do narcotráfico na América Latina; e a Conferência das Partes sobre mudanças climáticas (COP 30): desafios e oportunidades da transição energética.
Promovido pela UEPB, com apoio da ESPEP e ESMA-PB, o MUNDI conta com a participação de estudantes universitários de todos os cursos e entusiastas de temas de Relações Internacionais e debates geopolíticos. Também integram a programação do evento diplomatas e professores universitários, além de jornalistas que devem realizar um workshop para o comitê de imprensa.
Sobre o MUNDI
Inspirado no Model United Nations (MUN), o MUNDI tem como principal objetivo recriar o ambiente de Organizações Internacionais, aplicando regras procedimentais, códigos de conduta e representações realistas das posições políticas de cada país. Dessa forma, a simulação se torna um exercício prático da teoria aprendida em sala de aula, promovendo o debate qualificado sobre temas centrais da agenda internacional.
Criado em 2008, foi a primeira simulação universitária do Nordeste organizada por estudantes da área e o projeto de extensão mais antigo do curso de Relações Internacionais da UEPB.
A simulação permite uma abrangente discussão sobre temáticas que constantemente permeiam a agenda internacional, ou seja, é um exercício prático da teoria que os alunos aprendem, ao longo da vida acadêmica. Outras informações, pelo Instagram (@mundiuepb).
Texto: Juliana Marques