Sociologia promove palestra sobre os sentidos da baianidade com abordagem acerca da etnicidade e negritude

13 de julho de 2022

O Departamento de Ciências Sociais e o Curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promovem na próxima sexta-feira (15), às 17h30, a palestra “Bahia profunda: etnicidade e negritude”. A palestra será proferida pelo professor Wagner Vinhas, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), e tratará sobre a construção da baianidade. O evento acontece no Auditório II da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, e terá como comentadora a professora Cristiane Nepomuceno.

Em Salvador, conforme a organização do evento, as representações são produzidas através do que chama de momentos e lugares significativos. Atualmente, a identidade baiana está ancorada nas narrativas da etnicidade negra, associação exclusiva, da negritude, associação não exclusiva e são reiteradas desde a década de 1960.

Na palestra, o professor Wagner Vinhas tratará ainda sobre os sentidos da baianidade contínua e segue desvelando os modos de ser baiano através de práticas e de representações produzidas em comunidade.

Texto: Severino Lopes