Solenidade de Colação de Grau do semestre 2023.2 marca a formatura de 55 novos profissionais do CCBSA
Sonhos, desafios e realizações. Uma jornada que chega ao fim e outra que se inicia em meio às expectativas e novos caminhos a serem trilhados. Depois de uma longa trilha acadêmica, marcada por lutas, desafios e vontade de vencer, os formandos do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus V, em João Pessoa, colaram o grau acadêmico e se tornaram os mais novos profissionais formados e aptos a ingressarem no mercado de trabalho.
No semestre 2023.2, 55 discentes participaram da solenidade, sendo 34 do curso de Relações Internacionais, 19 de Arquivologia, um de Ciências Biológicas e um de Geografia, na modalidade Educação a Distância (EAD). A cerimônia foi realizada no auditório do Centro de Formação de Educadores e presidida pela vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, com participação do diretor do CCBSA, professor Cleber Ibraim Salimon, e o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime.
Com a mesa formada e os formandos acomodados em seus lugares, a concluinte Thaise Victor Alves, do curso de Relações Internacionais, conduziu a leitura do juramento. Após isso, foi a vez da oradora Larissa Amil Cassino, do curso de Relações Internacionais proferir o seu discurso. Ela classificou o período de curso como uma extraordinária jornada acadêmica marcada por lutas, desafios, vitórias e aquisição de muitos conhecimentos. Ela prestou uma homenagem especial aos professores que ao longo do curso transmitiram conhecimentos, saberes e uma formação ética e comprometida.
A oradora também fez questão de elencar alguns dos momentos vivenciados durante o percurso da vida acadêmica, a exemplo das provas, aulas e os momentos de confraternização, essência dessa jornada. Como final de um ciclo, lembrou que agora é hora de olhar para o horizonte, no futuro, em meio às incertezas que rodeiam os concluintes. Ela descreveu com leveza a vida dura na graduação. Resiliência, superação e perseverança marcaram o discurso da oradora, que desejou êxito a todos os seus colegas que se preparam para alçar novos voos na vida, agora como profissionais.
Um dos momentos esperados na solenidade foi a homenagem prestada a paraninfa das turmas, a professora Thalita Franciely de Melo Silva. Conduzida a mesa de honra por uma comissão especial, formada por estudantes dos três cursos, a docente fez um discurso emocionado. Thalita iniciou o seu discurso manifestando a sua gratidão por ter sido escolhida como paraninfa. Ela enalteceu o significado do momento e disse que como professora estava com a sensação do dever cumprido, e por ter dado a sua contribuição na vida dos novos profissionais.
Empolgante também foi o discurso da professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha. A pró-reitora de Graduação começou sua fala lembrando da sublime missão da UEPB e que somente neste semestre está entregando à sociedade mais de mil novos profissionais nas diversas áreas do conhecimento em seus oito câmpus. Ela destacou o olhar esperançoso da UEPB que reflete o olhar dos familiares, parentes e amigos na luta por dias melhores. O uso do verbo “esperançar” marcou o discurso da professora Vadga, tendo sido pronunciado diversas vezes sob olhar atento dos formandos.
Grau acadêmico
O ápice da solenidade e que coroou a trajetória dos concluintes do CCBSA foi a conferência do grau acadêmico. Mais emoção, lágrimas e aplausos. O ato solene começou com a Colação de Grau dos concluintes de Arquivologia. A formada Jéssica Rayane de Ribeiro, colou grau em nome da turma, tendo sido conferida pelo professor Ramasés Nunes Silva, coordenador do curso. Na sequência, foi a vez dos formandos de Ciências Biológicas colarem o Grau Acadêmico. A formanda Dayanne Maria de Santana, colou grau de forma simbólica, conferido pela professora Brígida Thaís de Lucena, coordenadora do curso.
Em seguida colaram grau os formandos de Relações Internacionais. A formanda Viviam Emanuely Campus Siqueira colou grau em nome da turma, conferido pelo professor Felipe Reis, coordenador do curso. Por fim o formando Jairo Cruz do curso de Geografia colou grau acadêmico conferido pelo diretor do Centro, o professor Cleber Ibraim Salimon.
Coroando a solenidade e com os concluintes devidamente formados, a vice-reitora Ivonildes Fonseca, fez um discurso empolgante e repleto de palavras de encorajamento e encanto. Ela destacou que a colação de grau se reveste de vários significados, sendo um deles celebrar a vida, e um dia de festa e início de novo ciclo. “Hoje, teremos profissionais nas áreas da Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais e a Instituição fica extremamente honrada porque por meio do corpo docente e do corpo técnico administrativo todas as estratégias de superação de dificuldades foram utilizadas”, enfatizou.
Ivonildes Fonseca ressaltou ainda em seu discurso que a UEPB espera que a partir de agora, os novos profissionais prontos para o exercício profissional façam valer o que aprenderam. “Sejam as melhores pessoas, continuem praticando o respeito irrestrito às vidas que existem nesta casa-planeta que nos acolhe”, acrescentou a vice-reitora. A assembleia solene foi encerrada de forma festiva e com todos jubilosos.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.