Solenidade de Colação de Grau do semestre 2024.2 do CCBSA marca a formatura de 60 novos profissionais
Transformação, empatia, coragem, sonhos, foram alguns dos termos utilizados nos discursos que marcaram a cerimônia de Colação de Grau do período 2024.2 do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A solenidade, realizada nesta quarta-feira (18), no Auditório do Centro de Formação de Professores do Governo do Estado da Paraíba, em João Pessoa, contou com a participação de 60 concluintes dos cursos de Bacharelado em Arquivologia, Ciências Biológicas, Relações Internacionais e Geografia e Licenciatura em Ciências Biológicas.
Na oportunidade, a reitora, professora Célia Regina Diniz, parabenizou as(os) formandas(os) e enalteceu a contribuição das famílias para oferecer a cada concluinte a orientação, o amor e o apoio durante a graduação. Ela a evidenciou também o trabalho de docentes, técnicas e técnicos administrativos, para formar pessoas que, segundo ela, seriam mais que profissionais, seriam líderes com disposição para contribuir com um mundo mais justo.
“Destacamos a importância da nossa Instituição que é pública, gratuita e que desempenha um papel fundamental na promoção do conhecimento, na pesquisa e inclusão social, buscando formar não só excelentes profissionais mas, cidadãos e cidadãs com consciência do seu papel na sociedade na busca por um futuro melhor, mais ético e mais sustentável. Que vocês honrem sempre a nossa UEPB. Levem consigo os valores que cultivamos aqui: o respeito, a solidariedade e o compromisso de um mundo melhor”, declara a reitora.
Conduzida pelas formandas Natália Mariano da Costa (Arquivologia); Dayana Almeida de Souza (Bacharelado em Ciências Biológicas); Scarlet Ferreira de Lima (licenciatura em Ciências Biológicas) e Virginia Santos da Silva (Relações Internacionais), a professora do curso de Ciências Biológicas do Câmpus V, Nyedja Fialho, paraninfa das turmas concluintes, participou da solenidade com um discurso emocionado. Egressa da graduação em Ciências Biológicas do Câmpus I, a docente evidenciou o crescimento e amadurecimento de cada discente e, por meio da música – ao apresentar a canção mais uma vez de Renato Russo – destacou o valor do sonho e da crença no próprio potencial.
“Ao saírem daqui hoje, levem convosco não só título de graduação, mas a confiança de quem passou por provas de conhecimento e experiência. Vocês estão preparados para enfrentar o mundo, com a coragem e a certeza de que podem fazer a diferença. Lembrem-se: o sucesso não é medido apenas pelo que conquistamos, mas pelo impacto que causamos na vida dos outros. Sejam éticos, compassivos e determinados. Busquem sempre aprender, pois o conhecimento é um rio que nunca seca. Concluintes, o mundo é agora seu palco. Voem alto! Mas nunca percam sua verdadeira essência! Nunca se esqueçam quem são vocês e de onde vocês saíram! Brilhem intensamente, inspirem outras pessoas e nunca parem de sonhar”, declarou a paraninfa.
Em um discurso cujo fio condutor foi a temática das transformações, a oradora das turmas concluintes, formanda do curso de bacharelado em Ciências Biológicas, Ellen Cristina Silva, trouxe ensinamentos de Clarice Lispector e Paulo Freire para celebrar as conquistas, agradecer, enaltecer a construção coletiva que os permite amadurecer.
“Hoje, não estamos apenas celebrando uma formatura, mas, acima de tudo, uma jornada de transformação. Uma jornada que não pode ser resumida a livros lidos ou provas passadas, mas que se reflete em cada um de nós, na maneira como nos tornamos pessoas mais plenas, mais conscientes e mais preparadas para os desafios do futuro. Chegamos até aqui porque, mais do que adquirir conhecimento, aprendemos a mudar, a nos encontrar, a aprender uns com os outros. (…) Em um mundo que muda constantemente, no qual as profissões do amanhã ainda não foram inventadas, os professores têm o papel essencial de formar não apenas profissionais, mas cidadãos críticos, empáticos e capazes de fazer a diferença”, avalia a formanda.
A pró-reitora de Graduação, professora Vagda Rocha, lembrou que no ato de Colação Grau do período 2024.2 a UEPB disponibiliza à sociedade profissionais comprometidos com o desenvolvimento do Estado. A docente ainda apresentou preocupações globais como as guerras, violência, insegurança e o papel de cada profissional no enfrentamento a esses desafios do mundo contemporâneo.
“Vivemos neste momento um avanço no conhecimento que não significa melhorar nossas condições de vida. Embora tenhamos avançado muito nos últimos anos, com tecnologias aplicadas para as áreas de saúde, vacinação, pavimentação, transporte, trabalhos domésticos, mas, urge que usemos esses recursos tecnológicos para beneficiar a raça humana”, aconselha a pró-reitora.
O diretor do CCBSA, professor Cleber Salimon, lembrou que a solenidade de Colação de Grau do período letivo 2024.2 seria sua última participação neste evento enquanto diretor, visto que o mesmo encontra-se no fim do seu mandato como gestor do Câmpus V. O docente também apresentou reflexões a respeito de temáticas como o uso desenfreado da IA e as mudanças climáticas enfrentadas pela sociedade.
Grau acadêmico
Colaram grau representando os demais concluintes: Saulo de Tarso Gomes (Arquivologia), Gabriela Gomes dos Santos (Bacharelado em Ciências Biológicas), Thalia Andrade Silva (Licenciatura em Ciências Biológicas), Kamilla Gutieres Sonehora (Bacharelado em Relações Internacionais) e Sebastião Luiz Mesquita (Licenciatura em Geografia). O concluinte de relações internacionais Murilo Aragão foi o juramentista.
Também participaram da solenidade a vice-reitora Ivonildes Fonseca; o coordenador do curso de Arquivologia, professor Ramsés Nunes; a coordenadora do bacharelado e da licenciatura em Ciências Biológicas, professora Brigida Lucena; o coordenador-adjunto da graduação em Relações Internacionais, professor Filipe Reis; a coordenadora do Polo EAD do Câmpus V, Maria Suely Mesquita e a pro-reitora de planejamento da UEPB, Pollyana Xavier.
Texto: Juliana Marques
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.