Solenidade de Colação de Grau marca encerramento do semestre 2022.1 no Centro de Humanidades
A jornada chegou ao término e de forma vitoriosa. Uma longa caminhada de quatro anos. Muitos desafios vencidos. Obstáculos superados. E o sonho realizado. A busca pelo conhecimento e saber, no entanto, não termina. A fonte do conhecimento é inesgotável. Esta reflexão remete a mais uma tarde de celebração e realização de sonhos. Dessa vez, no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III de Guarabira, que entregou novos profissionais à sociedade dos cursos de Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia.
A cerimônia de Colação de Grau do semestre 2022.1 foi realizada no auditório do CH e reuniu docentes, servidores, estudantes e familiares, e coordenadores de curso. O evento, que marca o encerramento de uma caminhada e o início de uma nova etapa, foi presidido pela reitora Célia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca. Compuseram ainda a mesa, a diretora do Câmpus III, professora Cléoma Maria Toscano Henrique; a diretora adjunta, professora Maria de Fátima de Souza Aquino; além do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão.
A solenidade, realizada de forma híbrida, e que fez os formandos trazerem na memória as lembranças dos últimos anos, de esperança, sonhos, perdas, saudades, dificuldades, sonhos e conquistas, se transformou em uma grande celebração. Conforme rege o protocolo, o evento começou com a solene entrada dos formandos por curso, seguido da entrada da congregação dos professores responsáveis pela transmissão dos saberes e conhecimentos que possibilitaram a conclusão do curso superior.
O primeiro ato da solenidade foi o juramento, prestado pelo graduando Cláudio do Nascimento, do curso de História. Em pé, com os braços estendidos e olhos firmes para a frente, todos repetiram as palavras do juramentista. Na sequência, foi a vez do graduando Antônio Gomes da Silva Júnior, do curso de Direito, trazer à tona memórias marcantes e inesquecíveis da jornada acadêmica.
Orador oficial das turmas, Antônio Gomes, arrancou aplausos dos demais concluintes. Em seu discurso lembrou de algumas das etapas vivenciadas ao longo da formação. Fez referências às vitórias, desafios, incertezas, lutas e dos desafios que surgiram com a pandemia e a substituição das aulas presenciais pelas remotas. Segundo ele, foi um momento de readaptação e provações. Mesmo assim, todos persistiram e seguiram firmes em busca de seus sonhos.
O paraninfo geral das turmas, o professor Durval Muniz de Albuquerque Junior, despertou nos formandos uma reflexão em torno dos desafios e das precariedades da vida em todos os aspectos. Em seu discurso o homenageado destacou a missão dos profissionais da área humana, e enfatizou que estes têm a missão de servir e trabalhar em favor dos seres humanos em meio a toda a precariedade da vida.
Os profissionais, conforme destacou o paraninfo, são responsáveis pela formação educacional, cultural, política e social. Eles vivem sempre entre a precariedade típica da própria condição humana e a possibilidade de melhorar na qualidade de vida. Ele ainda reforçou que a missão é ajudar a minimizar a precarização da própria existência humana. “Os profissionais de humanidade têm que lidar o tempo todo com a precariedade. Nós lidaremos com essa matéria precária que é a própria vida”, enfatizou.
Em seguida, foi a vez do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, transmitir a sua mensagem em um discurso que misturou reflexão e conselhos. Em suas palavras aos formandos o professor Eli destacou que a solenidade de Colação de Grau, além do rico simbolismo de culminância das atividades acadêmicas, rito de passagem e iniciação, apresenta também um caráter de prestação de contas à sociedade paraibana que a mantém a UEPB na condição de universidade pública.
As IES públicas, conforme destacou o pró-reitor, têm um modelo de ingresso plenamente democrático e inclusivo, sendo que na UEPB, cerca de 70% são egressos de escola pública, e a grande maioria da Paraíba. “A jovem UEPB, com seus 56 anos, faz parte dessa rede de universidades públicas Brasileiras. Neste semestre, a UEPB entrega à sociedade 800 novos profissionais qualificados em 2021.2, dos quais 128 colam Grau nesta solenidade”, observou.
A reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, também se dirigiu aos concluintes lembrando que eles estavam encerrando um ciclo importante em suas vidas, iniciado há quatro anos atrás. Ela lembrou que ao iniciar essa caminhada, todos tinham uma meta definida que era concluir um curso superior na UEPB, e a Colação de Grau foi a celebração por alcançar essa meta. Celia reafirmou que este momento é especial para os formandos, familiares e também para a UEPB. Durante toda essa jornada, destacou a reitora, a Universidade trabalhou incansavelmente pelo desejo de ter uma educação humanizada, transformadora, inclusiva e libertadora em que a prática pedagógica pudesse despertar a reflexão crítica em cada um dos formandos. “Esse momento representa para nós a entrega de cidadãos e cidadãs éticas, qualificadas para o exercício profissional e capazes de construir uma sociedade justa, solidária e fraterna”, enfatizou a reitora.
Com forte identificação com o Centro de Humanidades, a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, também fez um belo discurso e disse que os novos profissionais têm muito a contribuir para o bem do Brasil. Emocionada, destacou algumas palavras chaves, que marcaram a caminhada como “beleza”, “obstáculos”, “história”, “notícias”. Ela também enfatizou que a beleza que brotou na Colação de Grau, encobre todos os obstáculos que surgiram ao longo do curso e que foram enfrentados por todos.
Um dos momentos mais aguardados da solenidade, foi a cerimônia do grau acadêmico. A graduanda do curso de Direito, Danielle Dias do Nascimento, recebeu o grau em nome da turma conferido pela professora Luciana Souto de Oliveira, coordenadora adjunta do curso. A graduanda Josiane de Sousa Alves, do curso de Geografia, colou grau representando a turma, conferido pela professora Angélica Mara de Lima Dias, coordenadora do curso. Na sequência, o graduando Felipe Cavalcante da Silva, do curso de História, recebeu o grau acadêmico em nome dos demais concluintes. O grau foi conferido pela professora Edna Maria Nóbrega Araújo, chefe do Departamento do curso.
A solenidade seguiu com a conferência de grau acadêmico aos graduandos do curso de Letras (Português), recebido pelo concluinte Paulo Guilherme Gomes Filho, e conferido pelo professor Willian Sampaio Lima de Sousa, coordenador do curso. Já o grau acadêmico do curso de Letras (Inglês) foi recebido pela graduanda, Silmara das Neves Alves, tendo sido conferido pelo professor Willian Sampaio Lima de Sousa. Por fim, foi a vez dos formandos do curso de Pedagogia colarem o grau acadêmico. O grau foi recebido pela graduanda Idianara Dias de Oliveira, tendo sido conferido pela professora Débora Regina Fernandes Benício, coordenadora do curso. A solenidade foi encerrada em clima festivo e com novos profissionais formados e aptos para enfrentarem o mercado de trabalho.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.