Solenidade dos 30 anos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba é realizada na UEPB
A marca de 30 anos de prestação de serviços e auxílio no desenvolvimento da Paraíba não é algo fácil de conquistar. Dessa forma, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) celebrou nesta quarta-feira (6), suas três décadas de auxílio à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, e escolheu a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para ser o palco da solenidade. O encontro teve como marca a sintonia entre o atendimento às necessidades da sociedade e o reconhecimento histórico da instituição.
O Auditório da Biblioteca Central da UEPB recebeu a presença de professoras/es, pesquisadoras/es e estudantes que integram grupos de pesquisa que contribuem para o fomento da ciência, tecnologia e educação no Estado. O presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa, afirmou que não poderia ter sido escolhido outro local para que este marco histórico fosse celebrado. De acordo com ele, a Universidade Estadual é o espaço perfeito para a festa de 30 anos da Fundação.
“Hoje é um momento muito especial para toda Paraíba e a comunidade científica, por isso estamos na Universidade de todos os paraibanos, a UEPB. Fizemos questão de celebrar esse momento icônico aqui. É um marco importante para o desenvolvimento científico e tecnológico de todo o estado comemorar esses 30 anos. É algo de muita felicidade para todos que fazem a Fundação de Apoio à Pesquisa e para toda a comunidade universitária, que tem oferecido condições para que a sociedade perceba a presença da Fundação no fortalecimento da pós-graduação e na inovação da Paraíba”, destacou.
A reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, também destacou o momento de celebração da Fapesq, e apontou que ao longo dos anos a instituição tem sido fundamental para as iniciativas de pesquisa que têm como origem a UEPB. “É fundamental esse trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fapesq na Paraíba, que tem contribuído para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Nós, da UEPB, nos sentimos parte desse trabalho por termos uma instituição que entende, que é através da ciência que a gente consegue resolver os problemas demandados pela sociedade. Nós temos trabalhado com muitas parcerias e são momentos como esse que confirmam que a nossa Instituição contribui sobremaneira para o desenvolvimento da Paraíba”, afirmou a professora Celia Regina.
A Fapesq foi criada pela Lei nº 5.624 em 06 de julho de 1992. É um órgão de direito público que tem como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico da Paraíba, através do fomento à ciência, tecnologia e inovação mantendo estreita sintonia com o atendimento às necessidades sócio-econômicas que afetam seu desenvolvimento sustentável. Dentre os objetivos da Fundação está fomentar programas e projetos institucionais de pesquisas e desenvolvimento, julgados relevantes por seus órgãos competentes e segundo determinação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, definidos no Plano Estadual de Ciência e Tecnologia.
Ainda durante a solenidade dos 30 anos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, também foi celebrado os 25 anos do Programa de Comunicação Pública da Ciência. Participaram do evento o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes; o pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal de Campina Grande, Vinícius Moreira; e o deputado estadual, Buba Germano. O encontro de celebração ao aniversário da Fapesq ainda contou com a apresentação da Plataforma ODS-PB, realizada por Aléssio Almeida, pesquisador do Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada da UFPB.
Fapesq cria galeria de ex-presidentes
Como forma de reconhecimento histórico pelo trabalho de vários paraibanos e paraibanas que deram sua contribuição para o desenvolvimento da pesquisa na Paraíba, a Fapesq inaugurou durante a solenidade dos 30 anos da Fundação, a galeria dos ex-presidentes que ao longo da história deixaram sua marca nas diversas áreas de atuação da instituição.
Ao todo, são 11 ex-presidentes, 10 homens e uma mulher, que integram a galeria histórica. O atual presidente, Roberto Germano, afirmou que reconhecer o trabalho que foi feito por estas pessoas é um passo importante para que a Fundação possa continuar seu trabalho e ainda fortalecer seu alcance.
“É um marco extremamente importante na comemoração desses 30 anos a inauguração dessa galeria de ex-presidentes. Só tem futuro quem consegue aproveitar os marcos históricos que a gente tem para apontar para onde seguiremos. Inauguramos hoje a galeria de ex-presidentes da Fapesq, são 11 pessoas importantes que precisam ser reconhecidas pelo trabalho prestado ao longo da história para fortalecer as bases da nossa Fundação. É assim que estamos contanto a história da Fapesq através dessas pessoas importantes”, disse.
Única mulher integrante desse grupo, a professora Maria José de Lima, assessora de Gabinete da UEPB e que já foi pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Instituição, não escondeu a felicidade de participar desse momento histórico. Segundo ela, sua contribuição à missão do desenvolvimento tecnológico da Paraíba começou desde o início da criação da Fapesq. Ela agradeceu a homenagem e desejou muitos anos de atuação da Fundação.
“Para mim é um orgulho muito grande participar desse momento. Eu saí a época da UFPB e fui convidada para integrar o Conselho de Ciência e Tecnologia e também a Fapesq. Fui a primeira presidente da Fundação que veio da UEPB. A Fapesq foi criada em 1992 e eu ainda bem jovem já participava das reuniões com o propósito de implantarmos na Paraíba a fundação de apoio à pesquisa. Ter feito parte dessa história é muito importante para mim. A Paraíba tem um potencial enorme de pesquisadores e isso é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade”, disse Maria José.
Abaixo, confira a lista dos ex-presidentes que integram a galeria.
José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy (1992-1995)
Eduardo Jorge Lira Bonates (1995-1997)
Vicente de Paulo Albuquerque Araújo (1997-1999)
Roberto Silva de Siqueira (1999-2000)
Salomão Anselmo Silva (04/2000-09/2000 In Memoriam)
Herbet Rodrigues Pereira (2000-2003)
João Marques de Carvalho (2003-2007)
Telmo Silva de Araújo (03/2007-07/2007 In Memoriam)
Maria José Lima da Silva (2007-2009)
Michel François Fossy (2009-2011)
Claudio Benedito Silva Furtado (2011-2019)
Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti
Você precisa fazer login para comentar.