Solenidade híbrida marca segunda cerimônia de Colação de Grau do semestre letivo 2020.1

11 de dezembro de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), realizou, no hall da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, a segunda cerimônia de Colação de Grau do semestre letivo 2020/1. A solenidade foi realizada de forma híbrida, possibilitando que formandos dos câmpus I, II, III, IV, V, VII e VIII pudessem participar do ato de encerramento de sua formação acadêmica. Cerca de 30 estudantes participaram presencialmente da cerimônia, enquanto os demais formandos acompanharam o ato através da transmissão ao vivo pelo Canal Rede UEPB no YouTube.

Mais uma vez, a solenidade seguiu os protocolos de biossegurança, respeitando todas as normas de aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool, distanciamento social e uso obrigatório de máscara, em prevenção à Covid-19. A cerimônia de Colação de Grau foi presidida pelo pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão da Silva, que representou o reitor da Instituição, professor Rangel Junior. A formanda Amanda Caroliny Candida foi a escolhida para representar seus colegas formandos e prestar o juramento.

Para a cerimônia de conferência do grau acadêmico, a formanda Raíssa de Oliveira, do Curso de Odontologia, representou todos os estudantes. Ela recebeu o grau do pró-reitor Eli Brandão. Em seu discurso de congratulações aos estudantes, professor Eli justificou que as solenidades especiais de Colação de Grau não têm um paraninfo, pela excepcionalidade do evento, e que por isso foi decidido prestar uma homenagem aos servidores e estudantes da UEPB que morreram vítimas da Covid-19, bem como lembrar de todas as famílias paraibanas que perderam alguém ou enfrentaram a doença. Ele valorizou a conquista da conclusão de curso dos formandos, parabenizou os familiares por compartilharem esse momento, mas não deixou de incentivar os agora formados em continuar lutando por um mundo melhor.

“Este é um momento de prestação de contas da UEPB para toda a sociedade e nós torcemos para que aqueles que se formam aqui possam servir na Paraíba, ou em qualquer lugar do País, mas, sobretudo, honrem o diploma que recebem. Este ano começou com muitos sonhos e esperanças até que, em meados de março, tivemos o enfrentamento da pandemia no Brasil e a suspensão das atividades na UEPB, o que nos fez encontrar no meio do caminho uma pedra. Mas, em face dessa adversidade, todos nós encaramos essa dificuldade como uma busca de alternativas para superá-la. E, assim, a UEPB fez o que era possível para superar esse momento difícil. Este dia é de vitória de vocês, concluintes, que apesar das dificuldades chegaram até esse dia de celebração”, destacou o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão.

Também participaram da solenidade de Colação de Grau do período 2020.1 a pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento; o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Altamir Souto; a chefe do Departamento do Curso de Odontologia do Câmpus I, professora Nadja Oliveira; e o coordenador do Curso de Física do Câmpus VIII, professor João Hugo Baracuy.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos