Solenidade marca posse da nova direção de Centro e coordenações de cursos que compõem o CCBSA
Esperança, solidariedade, coletividade e gratidão são algumas das palavras que poderiam resumir a solenidade de posse da nova gestão do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus V, em João Pessoa. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira (1º), no Hall do bloco da Central de Aulas do CCBSA, em uma cerimônia híbrida transmitida pelas redes sociais da UEPB e presidida pela reitora, professora Célia Regina Diniz.
O professor Cleber Salimon e a professora Lucila Vilhena assumem os cargos de diretor e diretora adjunta, respectivamente, para um mandato de dois anos. Também foram empossados para o biênio 2020/2022 os coordenadores dos cursos de graduação do CCBSA. Para o curso de Arquivologia assumiram a professora Eliete Correia dos Santos (coordenadora) e Ramsés Nunes e Silva (coordenador adjunto); no curso de Ciências Biológicas tomaram posse a professora Brigida Thaís de Lucena (coordenadora) e o professor Sérgio Romero Xavier (coordenador adjunto); e para o curso de Relações Internacionais assumiram o professor Filipe Reis (coordenador) e Carlos Enrique Ruiz (coordenador adjunto).
A reitora Célia Regina Diniz relembrou o histórico do CCBSA, desde o surgimento até as mudanças de instalações físicas, superações de dificuldades e a instalação no atual prédio. Ela afirmou que acompanhou esse processo enquanto integrante da equipe de gestão da UEPB, destacando que tanto as dificuldades orçamentárias e financeiras como a pandemia da Covid-19 têm exigido da gestão uma maior criatividade e flexibilidade nas ações com respeito aos valores e sonhos coletivos em busca de sociedade mais justa e fraterna.
“O sentimento é de gratidão por estar aqui hoje com vocês nesse novo espaço, que ainda será inaugurado, mas, que está pronto apenas com uma pendência em relação à energia para ser utilizado. Estamos felizes por dar mais conforto à comunidade do Câmpus V. Estamos vivendo momentos difíceis, é fato, por isso faz-se necessário um trabalho colaborativo, o zelo pelo público e reafirmar valores como a ética, a solidariedade, e o compromisso social. Nossa gestão se inspira nesses valores e traz consigo a mensagem para toda a comunidade universitária da UEPB e o povo paraibano, estamos Ivonildes e eu, juntamente a nossa equipe de toda a UEPB em busca de soluções compartilhadas, de respostas que sejam frutos do diálogo e dentro das nossas possibilidades objetivas. A posse da nova direção do CCBSA significa a consolidação da nossa democracia interna. Acreditamos em uma universidade democrática e fortalecida pela participação de toda a comunidade na perspectiva de construirmos coletivamente caminhos a serem trilhados e os sonhos que desejamos concretizar”, avalia a reitora.
Na ocasião, a reitora da UEPB ainda reitera o compromisso com a gestão colaborativa e a união estabelecida a partir do diálogo entre Reitoria, Administração Central e todos os Centros da Instituição unidos para consolidar uma Universidade autônoma e comprometida com o crescimento do Estado da Paraíba.
“O cenário atual exige que a UEPB se mantenha na defesa dos direitos conquistados e da autonomia universitária, para edificarmos uma instituição cada vez mais relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico, social e cultural da Paraíba, do Nordeste e do Brasil. Portanto estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com o CCBSA de que nos próximos anos estaremos juntos e juntas na unidade de propósitos, fortalecendo as ações do Câmpus V, para que ele continue desempenhando importantes papéis para o desenvolvimento do Estado da Paraíba. Essa posse nos remete a um sentimento de esperança e de fé movido pela renovação. E é com esse sentimento que desejo êxito aos novos diretores e coordenadores”, declarou a professora Célia Regina Diniz.
O diretor empossado do CCBSA, professor Cleber Salimon, fez uma breve fala agradecendo a diretora adjunta, professora Lucila Vilhena, pela parceria e enfatizando que deverá atuar em conjunto com os coordenadores, discentes, docentes e técnicos administrativos do CCBSA. “Agradeço à professora Lucila por ter ajudado a construir essa proposta, pretendemos fazer uma gestão em rede. Temos diversas reuniões agendadas com vários setores, vamos trabalhar junto a comunidade acadêmica em diálogo com a Reitoria e espero que a gente consiga atravessar essa pandemia e trabalharmos juntos para continuar superando os desafios que temos pela frente e continuar a construção do Câmpus V, já iniciada pelas gestões anteriores. Agradeço a todos e vamos ao trabalho”, concluiu.
A professora Jacqueline Echeverría Barrancos fez um balanço dos quatro anos em que esteve como diretora do CCBSA, junto ao professor Ênio Wocyli Dantas. Ela agradeceu à família, à equipe, à gestão da UEPB e desejou sucesso aos novos gestores. “Quando assumimos a gestão o cenário não era favorável, pelo corte no orçamento da UEPB e pela necessidade de instalações próprias para o Câmpus V. Hoje, graças a muito trabalho, com muita garra entregamos à comunidade um câmpus renovado, chamado Câmpus José Lins do Rêgo. E eu tenho orgulho de dizer que durante esse período em que estivemos à frente do CCBSA, esse campus teve vida. Celebramos carnaval, São João, todas as festas culturais. E é com essas boas vibrações que encerro a gestão, desejando bons frutos e um trabalho exitoso para os novos diretores e coordenadores de cursos”, declara a professora Jacqueline Barrancos.
A cerimônia de posse contou ainda com a presença da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, dos pró-reitores de Graduação, professor Eli Brandão; Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime Mendonça Júnior; da pró-reitora de Infraestrutura, professora Alessandra Teixeira; e o coordenador de Comunicação, Hipólito Lucena. Além destes, estiveram presentes no local apenas a equipe de trabalho que possibilitou a realização e transmissão do evento. Os demais membros da comunidade puderam assistir à solenidade pelo canal Rede UEPB no YouTube, e no Facebook oficial da UEPB. A restrição no número de participantes visou atender as medidas de segurança por conta da pandemia de Covid-19.
Texto e fotos: Juliana Marques
Você precisa fazer login para comentar.