Solenidade marca posse de quarenta novos docentes no quadro efetivo da Universidade Estadual da Paraíba
Transformar o mundo pela educação. Esta foi uma das mensagens ouvidas na tarde desta terça-feira (28) durante o ato solene de posse coletiva dos novos docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aprovados e classificados no Edital 001/2022. A partir de agora, a UEPB dispõe de dezenas de novos professores efetivos, que irão se somar às atividades de ensino, pesquisa, extensão da Instituição. O trabalho presencial dos docentes recém-chegados já se inicia nesta quarta-feira (1º) com o início do semestre 2023.1 na Universidade.
A mesa da solenidade foi formada pela professora Celia Regina Diniz, reitora da UEPB; Ana Paula Lima, pró-reitora de Gestão de Pessoas; professor José Helber Tavares, diretor-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB); e o professor Ricardo Soares, pró-reitor de Gestão Administrativa, representando a Comissão de Acompanhamento, Supervisão e Logística do Concurso Público do Quadro Docente da UEPB.
“Não é possível ter excelência acadêmica numa universidade sem haver concurso. Este certame marca o compromisso da UEPB com seu corpo docente e é muito bom ver este auditório cheio. Todos que estão aqui são muito bem-vindos e bem-vindas e esperamos que vocês possam transformar o mundo pela educação”, afirmou a gestora da PROGEP, Ana Paula.
O professor José Helber, diretor da ADUEPB e docente do Câmpus de Catolé do Rocha, enfatizou a participação sindical no empenho do corpo docente por avanços e melhorias. Representando a Comissão do Concurso, o professor Ricardo Soares enfatizou que “hoje é um dia para comemorar. Especialmente após nove anos desde o último edital para concurso docente, após lutas políticas, de departamentos e da reitoria da universidade”, disse.
Agregando todas as falas, a reitora Celia Regina conclamou os novos docentes a se filiarem à ADUEPB, pois, “como relatou o professor José Helber, as lutas se fazem coletivamente”. A reitora também elogiou a comissão do concurso pelo árduo trabalho, bem como o empenho da PROGEP ao longo de todo o processo. “Este é um momento significativo e de grande importância para a UEPB. A universidade precisa de novos docentes e de docentes efetivos. Os professores substitutos são necessários, porém, se dedicam majoritariamente ao ensino. Vocês vêm somar ao ensino, pesquisa, extensão e inovação da UEPB; a um trabalho, contínuo e duradouro de excelência acadêmica”, afirmou a reitora.
A professora Celia encerrou sua fala fazendo uma adaptação do poema “A escola”, do educador Paulo Freire, ao espaço universitário. Eis um trecho: “Escola é o lugar que se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos. Escola é, sobretudo, gente. Gente que trabalha, que estuda. Que alegra, se conhece, se estima. Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz. É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo”.
A solenidade foi encerrada com a reitora lendo o termo de posse, assinado por ela e pela professora recém-empossada, Maria Julia Carvalho de Melo, na ocasião, representando todos os novos docentes classificados no Edital 001/2022.
Novos docentes participam de acolhida
Os novos docentes aprovados, convocados e nomeados no último concurso público para professores efetivos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tiveram o primeiro contato com a Instituição na manhã desta segunda-feira (28). A recepção, preparada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) aconteceu no Auditório II da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus de Campina Grande. As boas-vindas foram dadas pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Paula Lima da Silva, e pelo pró-reitor adjunto, Josenildo Maria de Lima.
Uma mesa-redonda com tema “Carreira Docente na UEPB, vida funcional, caminhos e possibilidades”, composta por representantes de algumas pró-reitorias da Universidade, marcou o primeiro contato dos ingressantes na Instituição.
Em sua fala, Ana Paula Lima da Silva desejou êxito aos professores e professoras e disse que eles e elas chegam para somar no fortalecimento da transmissão do conhecimento na Universidade. Ela acrescentou que o objetivo do evento foi proporcionar um acolhimento e uma ambientação institucional. Ana Paula explicou ainda que a PROGEP resolveu aproveitar este primeiro momento para apresentar alguns temas que farão parte na carreira dos docentes, a exemplo dos procedimentos relativos a vida funcional, discussão sobre o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR), bem como um destaque para o Ensino a Pesquisa e a Extensão.
Ana Paula destacou que a chegada dos novos docentes consiste em um momento de celebração institucional, visto que marca o compromisso público da UEPB com a recomposição do seu quadro de docentes efetivos. “Esse compromisso é primordial para manter a excelência acadêmica”, destacou. Segundo ela, os docentes tem um prazo de 15 dias para entrar em exercício, mas a partir desta quarta-feira (1º) todos já estarão aptos para a sala de aula.
O ponto alto da acolhida foi a mesa redonda “Carreira Docente na UEPB, vida funcional, caminhos e possibilidades”, comandada pela professora Maria do Socorro Barbosa, pró-reitora de Extensão; pelo professor Carlos Henrique Salvino Gadelha Meneses, coordenador geral de Pesquisa; pelo professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação; pela professora Carla de Lima Bicho, presidente da Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD); e por José Lucas Gouveia da Silva, assessor da PROGEP.
Expectativas, olhos atentos e uma missão pela frente. Os novos docentes chegaram a UEPB cheios de projetos com o objetivo de contribuir para a formação de novos profissionais. Um deles foi o professor Thiago Almeida, que vai lecionar no curso de Letras. Ele revelou que estava bastante ansioso e há praticamente “uma semana sem dormir”, pensando no dia da posse e no início das atividades. O ambiente universitário não é desconhecido por Thiago, que atuou como professor substituto e agora entra na Instituição como efetivo. “Eu sempre tive um apreço muito grande pela UEPB. A minha pretensão é dar o melhor que puder e contribuir enormemente com a Instituição”, disse.
O mesmo sentimento era o da professora Gilianne Dantas, que foi aprovada para atuar no curso de Pedagogia. Natural do Rio Grande do Norte, ela também não escondia a ansiedade pelo primeiro encontro com os alunos em sala de aula. Para ela, é uma honra e um desafio ensinar em uma Universidade do porte da UEPB. “As expectativas são as melhores, sobretudo para contribuir de maneira positiva na formação dos professores da Paraíba, e consequentemente, do território brasileiro. A UEPB é uma Universidade pública, gratuita e de qualidade. E se torna um desafio manter esse padrão de qualidade que é exigido na Instituição”, disse.
Ao todo, 40 docentes foram nomeados e empossados para o quadro efetivo de novos professores e professoras da Instituição, portadores dos títulos de mestre e doutores. Esses novos docentes atuarão nas áreas de Enfermagem, Administração, Letras e Artes (Espanhol), Letras e Artes (Inglês), Direito, Educação, Ciência Agrárias e Exatas, Letras e Humanidades, Ciências Contábeis, Letras, Matemática, Ciências da Computação, Física, Odontologia e Engenharia Civil, nos câmpus de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, Monteiro, Patos e Araruna.
Texto e fotos: Juliana Rosas e Severino Lopes
Você precisa fazer login para comentar.