Solenidade marca reabertura de novo prédio da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba

Solenidade marca reabertura de novo prédio da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba
30 de setembro de 2024

Um novo espaço, amplo, moderno, confortável e inclusivo. Com a presença da reitora Celia Regina Diniz e da vice-reitora, Ivonildes Fonseca, foi entregue na manhã desta segunda-feira (29), o novo prédio da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus I.

A reabertura da Biblioteca e inauguração do novo bloco contou com a presença de professores(as), bibliotecários(as), estudantes, técnicos(as) administrativos(as), da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Nícia Stelita de Cruz Soares; da pró-reitora de Infraestrutura, Alexandra Teixeira; do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e ex-reitor da UEPB, professor Rangel Junior; o presidente em exercício do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-15), Jobson Almeida Brandão; a professora Ivonete Galdino, primeira diretora da Biblioteca, entre outros(as) convidados(as).

Inicialmente, a reitora Célia Regina, a vice-reitora Ivonildes Fonseca e o presidente da Fapesq, Rangel Junior, fizeram o descerramento da placa inaugural, marcando oficialmente o início das atividades no novo espaço. Durante o evento, o Conselho Regional de Biblioteconomia prestou uma homenagem à reitora Celia Regina e à coordenadora das Bibliotecas, Fernanda Mirelle, com a entrega de Certificados.

Em sua fala, a professora Celia Regina destacou a importância da ampliação da Biblioteca como um espaço mais aconchegante para a disseminação do conhecimento e do saber, além de se tornar um ambiente inclusivo e que vai favorecer a integração na Instituição. A reitora aproveitou a ocasião para discorrer sobre o processo que culminou na obra, desde a busca por recursos, elaboração e adequação do projeto. Na época, Celia Regina ocupava a Pró-reitoria de Gestão Administrativa. “Hoje nós temos um espaço para dar uma maior acessibilidade e melhor conforto. Um espaço de conhecimento, de troca de saberes, cultura e arte”, destacou a reitora.

O presidente da Fapesq, Rangel Junior, agradeceu o convite e lembrou de toda a luta que resultou na captação dos recursos empregados na obra. Rangel ressaltou que antes de iniciar a execução dos serviços, foi preciso fazer reajustes no projeto para se adequar às exigências legais e caber dentro dos recursos disponíveis. “Quem conhece a UEPB sabe. São situações que a criatividade humana, o desejo de fazer se sobressaem para resolver questões que surgem no cotidiano”, observou Rangel.

A coordenadora das Bibliotecas, Fernanda Mirelle, tratou o momento como uma conquista da Instituição. Fernanda disse que espera que agora, com a ampliação, a Biblioteca Central ganhe uma vivência mais próxima dos(as) discentes e dos(as) servidores(as). “A nossa proposta é tornar a Biblioteca mais inclusiva e que tenha sensibilidade”, afirmou.

A expansão da Biblioteca custou R$ 1,5 milhão, recursos conquistados por meio de um convênio da UEPB com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As obras foram executadas pela Pró-reitoria de Infraestrutura. O espaço, já em pleno funcionamento, abriga todo o acervo que a biblioteca dispõe, com melhor organização e condições de preservação das obras. Com um espaço climatizado, a Biblioteca Central ganhou com a ampliação, salas de estudo em grupo, sala de estudo individual, o “Espaço Borborema”, destinado para troca de ideias, entre outros equipamentos.

Depois dos discursos, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as novas instalações da Biblioteca Central. O último ato da solenidade foi o plantio de mudas do Jacarandá-Mimoso Azul, entregue pelo Jardim Botânico da Instituição. O jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia) é uma árvore ornamental da família Bignoniaceae, nativo da Argentina, Bolívia e Sul do Brasil que se encontra ameaçada em seu habitat. Simboliza renovação, crescimento espiritual e sucesso. O plantio foi conduzido pelo diretor do Jardim Botânico, Arnaldo Bezerra, e pelo diretor adjunto, Helimarcos Nunes Pereira. Também estiveram presentes o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Brechó Solidário da Comissão de Direito e Bem-Estar Animal (CDBEA), que organizou um bazar beneficente, e o Grupo Escoteiro Aldo Chioratto, 32 PB, e a CEI Editora e Distribuidora.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos