Solenidade marca reabertura de novo prédio da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba
Um novo espaço, amplo, moderno, confortável e inclusivo. Com a presença da reitora Celia Regina Diniz e da vice-reitora, Ivonildes Fonseca, foi entregue na manhã desta segunda-feira (29), o novo prédio da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus I.
A reabertura da Biblioteca e inauguração do novo bloco contou com a presença de professores(as), bibliotecários(as), estudantes, técnicos(as) administrativos(as), da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Nícia Stelita de Cruz Soares; da pró-reitora de Infraestrutura, Alexandra Teixeira; do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e ex-reitor da UEPB, professor Rangel Junior; o presidente em exercício do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-15), Jobson Almeida Brandão; a professora Ivonete Galdino, primeira diretora da Biblioteca, entre outros(as) convidados(as).
Inicialmente, a reitora Célia Regina, a vice-reitora Ivonildes Fonseca e o presidente da Fapesq, Rangel Junior, fizeram o descerramento da placa inaugural, marcando oficialmente o início das atividades no novo espaço. Durante o evento, o Conselho Regional de Biblioteconomia prestou uma homenagem à reitora Celia Regina e à coordenadora das Bibliotecas, Fernanda Mirelle, com a entrega de Certificados.
Em sua fala, a professora Celia Regina destacou a importância da ampliação da Biblioteca como um espaço mais aconchegante para a disseminação do conhecimento e do saber, além de se tornar um ambiente inclusivo e que vai favorecer a integração na Instituição. A reitora aproveitou a ocasião para discorrer sobre o processo que culminou na obra, desde a busca por recursos, elaboração e adequação do projeto. Na época, Celia Regina ocupava a Pró-reitoria de Gestão Administrativa. “Hoje nós temos um espaço para dar uma maior acessibilidade e melhor conforto. Um espaço de conhecimento, de troca de saberes, cultura e arte”, destacou a reitora.
O presidente da Fapesq, Rangel Junior, agradeceu o convite e lembrou de toda a luta que resultou na captação dos recursos empregados na obra. Rangel ressaltou que antes de iniciar a execução dos serviços, foi preciso fazer reajustes no projeto para se adequar às exigências legais e caber dentro dos recursos disponíveis. “Quem conhece a UEPB sabe. São situações que a criatividade humana, o desejo de fazer se sobressaem para resolver questões que surgem no cotidiano”, observou Rangel.
A coordenadora das Bibliotecas, Fernanda Mirelle, tratou o momento como uma conquista da Instituição. Fernanda disse que espera que agora, com a ampliação, a Biblioteca Central ganhe uma vivência mais próxima dos(as) discentes e dos(as) servidores(as). “A nossa proposta é tornar a Biblioteca mais inclusiva e que tenha sensibilidade”, afirmou.
A expansão da Biblioteca custou R$ 1,5 milhão, recursos conquistados por meio de um convênio da UEPB com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As obras foram executadas pela Pró-reitoria de Infraestrutura. O espaço, já em pleno funcionamento, abriga todo o acervo que a biblioteca dispõe, com melhor organização e condições de preservação das obras. Com um espaço climatizado, a Biblioteca Central ganhou com a ampliação, salas de estudo em grupo, sala de estudo individual, o “Espaço Borborema”, destinado para troca de ideias, entre outros equipamentos.
Depois dos discursos, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as novas instalações da Biblioteca Central. O último ato da solenidade foi o plantio de mudas do Jacarandá-Mimoso Azul, entregue pelo Jardim Botânico da Instituição. O jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia) é uma árvore ornamental da família Bignoniaceae, nativo da Argentina, Bolívia e Sul do Brasil que se encontra ameaçada em seu habitat. Simboliza renovação, crescimento espiritual e sucesso. O plantio foi conduzido pelo diretor do Jardim Botânico, Arnaldo Bezerra, e pelo diretor adjunto, Helimarcos Nunes Pereira. Também estiveram presentes o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Brechó Solidário da Comissão de Direito e Bem-Estar Animal (CDBEA), que organizou um bazar beneficente, e o Grupo Escoteiro Aldo Chioratto, 32 PB, e a CEI Editora e Distribuidora.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.