Sustentabilidade: Programa “Desafios e Oportunidades na Agenda ESG” é apresentado no CCTS
O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nesta quarta-feira (13), o lançamento do Programa de Extensão “Curimataú Sustentável: Desafios e Oportunidades na Agenda ESG”. A atividade aconteceu no Auditório do CCTS, Câmpus VIII, em Araruna. O evento reuniu autoridades do poder público, gestores(as) escolares, estudantes extensionistas, docentes, representante da Pró-reitora de Extensão (PROEX), e o gerente do SEBRAE das cidades de Cuité, Araruna e Dona Inês, cidades participantes da Agenda Líder 2040.
O programa é coordenado pela professora Maria das Vitórias do Nascimento e tem como missão fomentar o desenvolvimento sustentável da microrregião do Curimataú, promovendo o diálogo e a atuação interdisciplinar voltados à sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança (ESG). Ele possui enfoque na agricultura familiar, no associativismo e no turismo.
O programa contém nove projetos em seis eixos temáticos nas áreas de: “Capacitação em práticas sustentáveis de acordo com a Agenda ESG”; “Agricultura familiar”; “Educação ambiental nas escolas”; “Coleta seletiva urbana”; “Turismo sustentável e um de observatório das nascentes”. A proposta ainda conta com a participação de seis docentes dos cursos de Engenharia Civil, Física e Engenharia Sanitária e Ambiental, dois técnicos administrativos, nove estudantes bolsistas e 39 voluntários.
Na abertura, o professor Igor Ogata deu as boas-vindas aos(as) participantes e ressaltou o compromisso da UEPB com a responsabilidade social da Instituição para além da formação técnica de profissionais. Em seguida, a coordenadora do programa, professora Maria das Vitórias apresentou a proposta à comunidade, e o que motivou o seu desenvolvimento. Destacando o alinhamento do programa com a questão global das mudanças climáticas e as ações de enfrentando da Organização das Nações Unidas (ONU), como o acordo de Paris e a Agenda 2030, além dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No cenário nacional a versão atualizada da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR III, 2024), com destaque para a inclusão do desenvolvimento sustentável como princípio. E no cenário, local a Agenda Líder 2040 é um pacto de metas para a microrregião do Curimataú, que busca impulsionar o desenvolvimento regional ambiental, social e econômico.
O assessor da Pró-reitoria Extensão, Aldo Manoel Branquinho Nunes, destacou o papel da extensão na formação dos(as) estudantes e apresentou as políticas da Instituição em apoio à extensão. O prefeito de Araruna, Availdo Azevedo, reforçou a importância de parcerias com a Universidade Estadual da Paraíba na promoção de políticas e práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O gerente do SEBRAE, José Marcílio, também reforçou a importância do estreitamento das relações e o fechamento de parcerias entre as instituições para fomentar o desenvolvimento regional da microrregião do Curimataú paraibano.
Fotos: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.