Tese de professor da UEPB é indicada entre as 20 melhores no Prêmio Lenilde Duarte de Sá 2025
A tese de doutorado escrita pelo professor José Wilker de Lima Silva, do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, foi indicada, recentemente, como uma das 20 melhores teses defendidas no ano de 2024, em Programas de Pós-Graduação diversos.
A seleção foi publicada pelo “Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses 2025”, promovido pela Pró-reitoria de Pós Graduação da (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que busca certificar pesquisas de qualidade e que produzam conhecimento de impacto social.
Intitulada “Generalized functionals for qualification of geological carbon storage injection sites”, a tese é fruto das pesquisas do professor José Wilker ao longo do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, da UFPB, com orientação e co-orientação dos professores Gustavo Charles Peixoto de Oliveira e Igor Fernandes Gomes. Ele explica que, “diante do avanço das mudanças climáticas e do aumento crítico das emissões de CO2, várias nações adotaram metas de neutralidade de carbono até 2050 e o armazenamento geológico surge como uma tecnologia essencial para reduzir os impactos ambientais”, afirmou.
Com base nisso, sua tese propõe modelos matemáticos que ajudam a selecionar e classificar locais seguros para estocar o CO2 no subsolo, avaliando propriedades das rochas, dos fluidos e das estruturas geológicas. “Os resultados mostraram como permeabilidade, porosidade e diferentes curvas influenciam a escolha dos melhores locais de injeção. A metodologia criou uma base sólida para futuros projetos de armazenamento e por enfrentamento efetivo da crise climática”, informou o pesquisador.
A solenidade de premiação e entrega de certificados será aberta ao público e acontecerá no dia 11 de dezembro, às 9h, no Auditório da Reitoria da UFPB, em João Pessoa.
Reconhecimento
Expressando “profunda gratidão pelo prêmio”, José Wilker diz que o reconhecimento de sua tese traz uma “honra imensa”, representando não apenas o resultado de muito esforço, estudo e dedicação, mas também o apoio de todos que caminharam ao seu lado, como família, orientadores, colegas, Deus e a própria UFPB, que acreditaram no seu trabalho. “Esse prêmio reforça o meu compromisso em continuar contribuindo para a pesquisa e para a construção de soluções que ajudem a enfrentar os desafios atuais”, comemorou.
A indicação da tese do professor José Wilker traz benefícios diretos e indiretos para UEPB, como a aproximação da Instituição aos temas sociais relevantes, a valorização do corpo docente e dos centros de pesquisa e a contribuição para a internacionalização da Universidade, através da pesquisa e inovação.
Confira AQUI a lista completa com os pesquisadores selecionados pelo Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses.
Texto: Giuliana Rodrigues
Acesso à Informação
