Torneio Recreativo de Xadrez reúne 81 participantes e encerra atividades do Programa de Extensão em 2025

Torneio Recreativo de Xadrez reúne 81 participantes e encerra atividades do Programa de Extensão em 2025
24 de novembro de 2025

O Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira (20), foi marcada pela realização do 8º Torneio Recreativo Xadrez da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), evento que encerrou oficialmente as atividades de 2025 do Programa de Extensão Xadrez da Institução. A competição ocorreu na Escola Municipal Dr. José Tavares, em Campina Grande, lugar que recebe, semanalmente, estudantes extensionistas do projeto para aulas teóricas e práticas orientadas de xadrez com os discentes da unidade escolar.

O torneio contou com a participação de 81 enxadristas, mantendo a média de público das edições anteriores. Metade dos competidores era formada por crianças e adolescentes, reforçando o caráter educativo e inclusivo da ação. Entre eles, 14 são estudantes da própria escola, que colocaram em prática o que vêm aprendendo ao longo do ano.

Além da participação estudantil, o evento recebeu também jogadores de destaque no cenário enxadrístico paraibano e nacional: três mestres nacionais e cinco mestres estaduais, proporcionando às crianças a oportunidade de jogar e aprender com nomes reconhecidos do esporte. O campeão do torneio foi Victor Gabino, seguido pelo mestre nacional Daniel Viana, que ficou em segundo lugar, e por Natanael Duarte, ocupante da terceira posição.

Nas categorias específicas, os premiados foram: Iordan Ulisses, estudante de Matemática da UEPB, na categoria “Universitário”; Letícia Viana, 13 anos, que também conquistou o 2º lugar entre as crianças do Ensino Fundamental, no “Feminino”; Fellipe Albino, estudante de Ensino Fundamental, campeão pela terceira vez consecutiva; mestre estadual Alexandersson Barbosa, estudante de Ensino Médio, que também alcançou o tricampeonato.

Na categoria “Infantil”, venceu Daniel Feitosa, 7 anos, campeão e destaque geral do torneio. Da Escola Municipal Dr. José Tavares, o estudante Levi Marinho levou o 2º lugar no Infantil, e Nickolas Rafael Claudino, ficou como melhor colocado entre os estudantes da escola. A classificação final completa pode ser acessada neste Link.

O Departamento de Matemática agradeceu à Direção, professores9as) e equipe pegagógica da Escola Municipal Dr. José Tavares pelo acolhimento e parceria, bem como à Federação Paraibana de Xadrez, pelo empréstimo do material utilizado no evento. A UEPB parabeniza todos os(as) participantes pelo desempenho, espírito esportivo e entusiasmo que marcaram mais uma edição do torneio, aguardando as próximas atividades em 2026.

Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)