Trabalho de pesquisadora da UEPB é referenciado em publicação da maior agência de fomento do país

18 de abril de 2022

Com um trabalho reconhecido, nacional e internacionalmente, nas áreas de linguística e educação, a docente do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Eliete Correia dos Santos foi destaque na edição mais recente da Revista de Pesquisa da Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (https://revistapesquisa.fapesp.br/dialogo-para-o-conhecimento/), maior agência de fomento do país. 

No conteúdo divulgado no periódico, que é a única publicação jornalística do país especializada no segmento de ciência e tecnologia com foco primordial na produção científica nacional, Eliete dos Santos aponta formas de qualificar o trabalho de orientação acadêmica a partir de metas e ambientes colaborativos. “Se não houver sistematização e continuidade das ações, há uma tendência do orientando se perder. Diante da questão temporal, perseguir a continuidade nas variadas fases da pesquisa, da coleta à análise dos dados, é indispensável para a eficácia do processo”, declarou a pesquisadora em um dos trabalhos apresentados na publicação. 

Além da experiência como orientadora, com duas orientações de iniciação científica e oito de mestrado, a docente, que possui doutorado em linguística e pós-doutorado em Educação contemporânea, atualmente é coordenadora do bacharelado em Arquivologia da UEPB e empreende ações de pesquisa e extensão com foco nas tecnologias educacionais, linguagem e ensino, gêneros acadêmicos e letramento.

Uma destas iniciativas é o Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. A docente também é líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade – GPAS na linha de pesquisa “Arquivo, Linguagem e Memória”. 

Texto: Juliana Marques