Trabalho extensionista do CIATOX conquista 1° lugar na Escola de Inverno de Toxicologia da Unicamp

2 de agosto de 2024

Um trabalho apresentado por uma estudante extensionista do Centro de Informação e Assistência Toxicológicas (CIATOX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conquistou o 1° lugar na Escola de Inverno de Toxicologia (ESITOX), realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A pesquisa vencedora foi fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em forma de artigo, intitulado “Acidentes por Bothrops erythromelas: análise dos dados epidemiológicos e clínicos”, de autoria da extensionista de enfermagem da UEPB, Allana Renally Cavalcante Santos de Morais; com os coautores Liat Pérola Venturas, Josimar Santos Medeiros, Nícia Stellita da Cruz Soares, Ricardo Alves de Olinda, Saulo Rios Mariz, sob a orientação da professora e coordenadora do CIATOX, Sayonara Maria Lia Fook.

O trabalho teve a apresentação da discente de Farmácia Liat Pérola Ventura. A extensionista foi selecionada para participar da 2ª Escola de Inverno em Toxicologia, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em Campinas (SP). A ESITOX se trata de um curso de extensão universitária, voltado para estudantes de graduação e recém-graduados interessados em aprofundar seus conhecimentos na área de Toxicologia.

O evento aconteceu entre os dias 15 e 19 de julho e contou com combinação de palestras, mesas redondas e atividades práticas em laboratório. “Nosso trabalho, entre tantos outros, obtiveram a nota máxima. Recebemos menção honrosa pela obtenção do 1° lugar. Foi uma grande honra representar nosso grupo de pesquisa na apresentação de um trabalho desenvolvido no CIATOX de Campina Grande. Esta conquista é um reflexo do trabalho árduo e da colaboração de toda a equipe”, disse a estudante.

De acordo com a discente Liat Pérola, a abordagem prática foi particularmente valiosa, pois permitiu que aplicássemos o conhecimento teórico em situações reais, aprimorando nossas habilidades e nosso entendimento dos métodos utilizados no dia a dia da toxicologia analítica. Além disso, a equipe também teve a oportunidade de visitar o laboratório LabZeb, do CIATox que funciona no Hospital Universitário da Unicamp/Departamento de Farmacologia.

“Ao final do curso, saí com um profundo senso de realização e motivação para continuar explorando o campo da Toxicologia Clínica. Agradeço ao Programa de Pós-graduação em Farmacologia da UNICAMP, por proporcionar essa experiência valiosa e ao CIATOX da UEPB, pelo incentivo e compromisso com a excelência no aprendizado de seus extensionistas e professores”, complementou Liat Pérola Ventura.

A professora Sayonara Lia Fook disse que estava feliz pela conquista e destacou a qualidade do trabalho desenvolvido por toda equipe do CIATOX da UEPB.

Termo de Cooperação
Recentemente a professora Sayonara Lia Fook assinou um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Saúde do Estado, especificamente com a Coordenação da Rede Urgência e Emergência e a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), para profissionalizar os Centros da Paraíba. As ações estão estabelecidas no Projeto “Fortalecimento dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica com a Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Estado da Paraíba”.

Em 2 de outubro 2015, a Portaria n° 1.678 instituiu os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) como estabelecimentos de saúde integrantes da Linha de Cuidado ao Trauma, da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades do CIATOX possuem a missão de oferecer suportes aos profissionais de Saúde, à população e as instituições por meio da informação e assistência toxicológica, objetivando a redução da morbimortalidade dos casos de intoxicações e envenenamentos.

O CIATOX de Campina Grande funciona desde 2004 dentro do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, como unidade de atendimento assistencial e de vigilância. Em 2015, o Centro foi institucionalizado, permanecendo vinculado ao Departamento de Farmácia da UEPB, fazendo funcionar bem o tripé da Universidade em ensino, pesquisa e extensão.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)