Treinamento de estagiários da Codecom tem início com abordagem sobre práticas de produção audiovisual

27 de agosto de 2019

Dando início à série de atividades voltadas ao aperfeiçoamento do trabalho jornalístico desenvolvido pelo setor de divulgação institucional da UEPB, a jornalista Luciellen Lima ministrou, nesta terça-feira (27), uma capacitação para os estagiários que atuam na Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Universidade. A atividade abordou as peculiaridades da rotina da TV UEPB e diversas práticas de produção audiovisual.

Os estagiários são alunos do último semestre do Curso de Jornalismo da Instituição. Na oportunidade, eles relembraram conteúdos vistos em disciplinas durante o curso e entraram em contato com detalhes das práticas relacionadas ao trabalho de produção de conteúdo audiovisual institucional. As funções de um produtor, um repórter e um editor, a elaboração de uma pauta, o processo de gravação de uma reportagem, as etapas após a gravação e o cuidado com os equipamentos foram alguns dos conteúdos abordados durante a capacitação.

Além das discussões, os estagiários participaram de atividades de simulação da prática jornalística, aprendendo como deve ser a postura do repórter no momento de uma gravação, como lidar com os entrevistados e qual a melhor forma de captar imagens.

Para a jornalista Luciellen Lima, capacitações como esta contribuem tanto para uma melhor qualidade dos produtos feitos pela CODECOM quanto para a formação dos futuros jornalistas. Segundo ela, ao iniciar o estágio é importante que eles entendam o básico do trabalho jornalístico para que aperfeiçoem a prática e produzam com mais qualidade técnica e de conteúdo. “É algo que beneficia também o público-alvo dos conteúdos produzidos pela CODECOM, que são alunos, professores e funcionários da UEPB, além da população em geral, através da boa divulgação dos projetos e do conhecimento científico produzido na Universidade”, afirmou.

Outras atividades que integram o treinamento, envolvendo abordagens sobre videorreportagem, atuação em cerimonial, técnicas de entrevista, criação e design, produção de conteúdo para mídias sociais, entre outros aspectos que envolvem o trabalho em comunicação, serão desenvolvidas ao longo dos próximos dias e serão ministradas pelo jornalista Givaldo Cavalcanti, pelo publicitário e jornalista Emerson Saraiva e pelos designers Julio Cesar Gomes de Oliveira, Marcelo Davi Serafim Duarte e Lediana Costa, todos servidores lotados na Codecom, além de Mariene Braz e Roniery Costa, servidores da Coordenação do Cerimonial da UEPB.