UAMA: Seminário Interdisciplinar de Maturidade e Cidadania acontece de 23 a 25 de outubro
A 9ª edição do Seminário Interdisciplinar de Maturidade e Cidadania (SIMAC) da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) acontece de 23 a 25 de outubro, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento também é uma celebração dos 15 anos da UAMA e as atividades acontecem no Auditório 2 da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, em Campina Grande.
A programação começa às 8h do dia 23, com apresentação cultural, seguida da abertura oficial. No hall da Central de Aulas, haverá exposição de banners, memoriais e materiais da Universidade Aberta à Maturidade. No dia seguinte, também às 8h, haverá uma roda de conversa sobre vulnerabilidade virtual, ministrada pelo professor do curso de Direito, Cláudio Lucena.
No dia 25 acontece a exposição sobre o tema “Aprendizado ao longo da vida”, com o professor e psicólogo Antonio Guedes Rangel Junior, ex-reitor da UEPB e presidente da Fapesq; e a professora e neurocientista Kelly Soares. Em seguida, a temática é “Bem estar no envelhecimento”, ministrada pela professora e fisioterapeuta, Vitória Regina. No encerramento, também haverá apresentação cultural.
O 9º Simac é uma realização da Coordenadoria Institucional Especial para Formação Aberta à Maturidade (CIEFAM) e UAMA.
Histórico
A UAMA foi idealizada pelo professor do Departamento de Educação Física, Manoel Freire, após experiência com estudantes idosos participantes de suas pesquisas de mestrado e doutorado em Atividade Física e Saúde, na Espanha. Em 2009, a equipe do Programa Universitário de Formação Aberta à Terceira Idade (PROUFATI) deu início à abertura de vagas para idosos com 60 anos ou mais e que tinham o interesse em aprender e serem “estudantes universitários”.
A primeira turma foi formada em agosto de 2009, com 50 estudantes idosos inscritos. Havia outros 100 na lista de espera, que vieram a formar, posteriormente, duas turmas, sem nenhuma desistência. Estes tornaram-se multiplicadores do conhecimento adquirido nas áreas de saúde, educação, direito, cidadania, cultura e lazer (todas voltadas para a temática do envelhecer), durante os dois anos de curso.
Vinculada à UEPB, a UAMA tem o objetivo de possibilitar aos idosos aulas de formação especial, aprofundando seus conhecimentos em diversas áreas relacionadas ao envelhecimento e qualidade de vida, como também proporcionar aos estudantes, pesquisadores e demais interessados na temática do envelhecimento um espaço de desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e ensino, incluindo também estágios supervisionados.
Em maio de 2012 o Conselho Universitário (Consuni), por meio da Resolução UEPB/CONSUNI/021/2012, resolve converter o PROUFATI em Comissão Institucional Especial para a Formação Aberta à Maturidade (CIEFAM), a qual encampa a UAMA, com o Curso de Educação para o Envelhecimento Humano e todos os programas especiais voltados exclusivamente para o idoso.
Posteriormente, esta Comissão transformou-se em uma Coordenadoria voltada ao atendimento do público idoso e demais questões relacionadas ao envelhecimento. Desde 2009, a CIEFAM já atendeu mais de mil pessoas, através de 21 turmas formadas dentro dos câmpus de Campina Grande (16 turmas, desde 2009), Lagoa Seca (4 turmas, desde 2016) e Guarabira (1 turma em 2017), bem como o público estudantil e de professores que trabalham com esta temática, impactando direta e indiretamente a vida de todos os envolvidos em seus aspectos biopsicossociais.
A UAMA tem uma proposta educacional de empoderamento, esclarecimento e transformação do idoso em um cidadão ativo e atuante na sociedade.
Texto: Juliana Rosas