UEPB conquista novo doutorado voltado à formação de docentes de Matemática da Educação Básica
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi contemplada, na quinta-feira (8), com a aprovação do Doutorado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT-D) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esta pós-graduação é voltada especialmente para docentes da Educação Básica. O programa tem como principal público-alvo discentes egressos do mestrado do PROFMAT.
A proposta, aprovada na modalidade presencial, foi apresentada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O doutorado será ofertado por seis Instituições de Ensino Superior, distribuídas pelas cinco regiões do país: UEPB, UFPA, UERJ, UEM, UFMS e UnB (representando o Distrito Federal).
Para a professora Celia Regina Diniz, reitoria da UEPB, “a aprovação do doutorado com nota cinco pela Capes é motivo de grande satisfação e orgulho para nossa instituição. Esse resultado é muito significativo para a UEPB e para a rede, pois reflete o compromisso, a competência e a dedicação de nossos docentes, estudantes, técnicas e técnicos administrativos e demais envolvidos”, enfatizou.
De acordo com professor Gustavo da Silva Araújo, docente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da UEPB e um dos responsáveis pela Apresentação de Proposta para Curso Novo (APCN), “a aprovação do Doutorado (PROFMAT-D) representa um marco muito significativo, pois ele é um programa nacional consolidado, com mais de uma década de atuação e 105 instituições associadas em todo o país. São mais de 8.200 mestres pelo PROFMAT e, portanto, a aprovação desse doutorado era algo muito esperado em todo o Brasil”, destacou.
Ainda segundo Araújo, a aprovação também representa um marco histórico para a UEPB “não apenas para a Universidade, mas também para a Paraíba e para toda a comunidade acadêmica do Nordeste. Estar entre as seis instituições selecionadas para sediar a primeira turma do Doutorado, e ser a única universidade nordestina contemplada, é um reconhecimento direto da excelência do trabalho que temos realizado nos últimos anos”, comemorou.
Promoção de Competências Pedagógicas e Educacionais
Segundo o professor Aldo Louredo, coordenador geral da pós-graduação Stricto Sensu e coordenador adjunto do PROFMAT na UEPB, o “doutorado PROFMAT, ao mesmo tempo que respeita as especificidades da Matemática, propõe desenvolver situações concretas que acabam se apresentando a muitos professores da Educação Básica e que incluem: a avaliação e implementação de políticas públicas educacionais para a Matemática”, explicou.
Além disso, quem concluir o doutorado estará apto a interpretar e analisar bases de dados estatísticos da área educacional, desenvolver materiais didáticos de qualidade, como aplicativos, plataformas e conteúdo para a mídia, além de promover a divulgação da Matemática em espaços não formais
Edital e vagas
Conforme o professor Gustavo da Silva Araújo, que poderá ser o primeiro coordenador do doutorado, “a expectativa é que o primeiro edital do PROFMAT-D seja publicado em 2026. O número de vagas ainda não foi oficialmente definido, mas acredito que a previsão inicial é que, na UEPB, sejam ofertadas entre cinco e dez vagas para a primeira turma”, ressaltou.
Você precisa fazer login para comentar.